As 15 matérias mais populares no TecMundo em 2017

4 min de leitura
Imagem de: As 15 matérias mais populares no TecMundo em 2017

O ano está terminando, e as retrospectivas não param de sair. Já publicamos algumas por aqui: o sobe e desce das empresas em 2017, a Memetrospectiva, o especial de segurança, a do Facebook, da Netflix, do Google, do YouTube e do Spotify. Só que estava faltando uma: a do próprio TecMundo!

Por isso, selecionamos as 15 matérias mais acessadas do ano e as colocamos em ordem crescente de postagem, da 15ª para a recordista. Estabelecemos algumas regrinhas: não colocamos notícias republicadas ou reeditadas nem tutoriais. E é curioso notar os padrões: segurança em geral, notícias sobre o Brasil e WhatsApp são temas bastante quentes. Além disso, os grandes lançamentos de fato chamam a atenção.

Confira:

15) Tudo sobre os novos Moto G5 e G5 Plus da Lenovo

Dois celulares.

Sob a fabricante Lenovo, a Motorola continua bombando no Brasil. Os primeiros lançamentos da marca no ano não poderiam chamar menos atenção: o Moto G5 e o G5 Plus, apresentados em março durante a MWC 2017.

14) iPhone X: saiba tudo sobre o mais novo (e poderoso) smartphone da Apple

O iPhone X.

Em 2017, a Apple celebrou os dez anos do iPhone com uma versão especial: o iPhone X (o numeral romano, não a letra). As novidades no design e no funcionamento deram o que falar em setembro.

13) Youtuber mata namorado com tiro após tentativa de vídeo que deu errado

Um casal lado a lado.

A retrospectiva não é só de boas notícias. Essa tragédia repercutiu bastante e nos faz refletir sobre passar dos limites para buscar visualizações e seguidores.

12) Google sofre 'defacing' logo no terceiro dia de 2017

Uma captura de tela.

Google não teve folga pós-Réveillon: no comecinho do ano, um hack feito via SQL Injection e direcionamento de DNS fez a empresa desativar por tempo limitado a página inicial e outros serviços. A invasão não passou de uma zoeira, como ele mesmo contou ao TecMundo.

11) WhatsApp sofre instabilidade e fica fora do ar no Brasil

A logo do WhatsApp.

Quando o WhatsApp cai, o Brasil entra em pânico. E uma das várias notícias a respeito das instabilidades do aplicativo é prova disso. Perdemos a conta de quantas vezes isso aconteceu em 2017.

10) Preço da Netflix sobe no Brasil; veja quanto é a sua nova mensalidade

Uma cena de Stranger Things.

Já fazia tempo que isso não acontecia, e o aumento era inevitável, mas não estávamos preparados para a notícia. A Netflix aumentou os preços dos planos mensais, e o público ficou curioso pelos novos valores.

9) Sarahah: conheça o polêmico app anônimo que virou febre na internet

A logo do Sarahah.

O serviço de envio de mensagens anônimas para o mural de qualquer pessoa foi adorado por uns, criticado por outros. Sim, a fase do Sarahah já passou. Mas muita gente não fazia ideia do que significava esse nome esquisito — e achou a resposta aqui.

8) Anonymous invade, rouba senhas e vaza banco de dados da Friboi (JBS)

Joesley Batista.

As denúncias de Joesley Batista (que no fim das contas não complicaram em nada o governo de Michel Temer) revelaram também que a Friboi/JBS estava envolvida em corrupção. O Anonymous não perdoou e fez alguns vazamentos.

7) Acabou! Correios anunciam que e-Sedex será encerrado de vez na segunda (19)

Um caminhão dos Correios.

Um vantajoso serviço de entrega teve o fim decretado pelos Correios, e a notícia foi muito mal recebida pela comunidade — por motivos óbvios, já que ele oferecia alguns dos preços e prazos mais vantajosos para compras em comércios eletrônicos.

6) Anonymous divulga conteúdo de conversas entre hacker e Marcela Temer

Marcela Temer.

Para começar: não, não o conteúdo não é o que você está pensando. A primeira-dama de fato teve informações pessoais roubadas e recebeu ameaças de divulgação, mas não cedeu. Quem mostra é o Anonymous, com documentos que não foram publicados nos jornais tradicionais.

5) Documento com senhas de sites de ecommerce do Brasil aparece no Pastebin

Uma captura de tela.

O ano de 2017 foi cheio de vazamentos de dados e divulgação de bancos de logins e senhas de brasileiros. Nesse caso, muita gente duvidou que fosse verdade, e as lojas garantiam que os cadastros eram falsos ou expirados. Porém, como o TecMundo mostrou em um superconteúdo em parceria com o Fantástico, de fato existem esquemas assim no eCommerce.

4) WhatsApp finalmente libera função para você apagar mensagens enviadas

Uma captura de tela.

Daqui a alguns anos, você vai poder falar: eu sou do tempo em que você mandava mensagem errada pelo WhatsApp para alguém e não podia nem apagar. O recurso era tão esperado que, quando entrou em fase de testes para usuários do Beta, virou uma das mais lidas do ano.

3) Ministro confirma: limite de dados na banda larga fixa vai começar em 2017

Gilberto Kassab.

Estivemos perigosamente perto da aprovação da banda larga limitada no Brasil. O ministro Gilberto Kassab chegou a afirmar em entrevista que o projeto de fato aconteceria, como diz esta notícia, mas foi desmentido logo depois. A ideia foi arquivada pela Anatel, só que o assunto deve voltar à pauta em 2018.

2) Alerta: desinstale agora o uTorrent do seu PC; relatos de malware

A logo do uTorrent.

A denúncia foi feita em maio: o tradicional software usado para baixar torrentes teria uma brecha capaz de garantir acesso remoto ao seu PC por parte de criminosos. A desinstalação era recomendada ao menos até o lançamento de uma atualização que sanasse qualquer dúvida a respeito da segurança. Parece que bastante gente usava o programa!

1) Descriptografado: hacker revela página escrita por jovem que sumiu no Acre

O menino do Acre com um ET.

Chegamos ao grande campeão! Bruno Borges, também conhecido como “Menino do Acre”, foi um dos assuntos mais comentados de todo o Brasil em abril — e aqui não seria diferente. O rapaz sumiu, deixou mensagens criptografadas e depois voltou, mas a notícia que bombou mesmo foi quando a comunidade começou a traduzir os escritos dele, revelando um texto bizarro e sem sentido. Para você ter ideia da relevância do assunto, ela teve quase o triplo de acessos do segundo colocado do ranking.

...

E aí, qual foi a sua matéria favorita do TecMundo em 2017? Continue ligado no site em 2018, pois teremos a cobertura completa de eventos, lançamentos de produtos e notícias do Brasil e do mundo em tecnologia. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.