A Microsoft está disponibilizando o Sonar para testes de segurança em sites

1 min de leitura
Imagem de: A Microsoft está disponibilizando o Sonar para testes de segurança em sites

Se você tem um site, provavelmente essa novidade da Microsoft vai ser bastante útil pra você: a empresa disponibilizou o Sonar, uma ferramenta open source que pode ser usada para testar o desempenho e a segurança da sua página.

O projeto já havia sido anunciado em junho, como uma doação da Microsoft ao JS Foundation, como parte dos esforços da companhia em se aproximar da comunidade de desenvolvedores open source. Sendo assim, o Sonar está disponível para qualquer um que queira usá-lo e melhorá-lo também.

A ferramenta funciona tanto em ambientes de intranet como em comércios virtuais. Basta adicionar a URL no Sonar e ele vai efetuar uma varredura de aspectos, como acessibilidade, interoperabilidade, desempenho, segurança e possíveis problemas relacionados a aplicativos web. O resultado é um relatório com os erros encontrados e que oferece possíveis soluções.

Sonar

Um dos responsáveis pelo Sonar, Antón Molleda, explica que o diferencial do Sonar em relação a outras ferramentas é justamente o fato de o código do site rodar em um ambiente interno em vez de uma análise estatística mais simples – além da integração com outros serviços.

O Sonar já pode ser acessado diretamente pela web e, inclusive, conta com uma demonstração de seu funcionamento ao testar a própria página da ferramenta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.