App do Google Maps permite calcular distâncias em tempo real; veja como

1 min de leitura
Imagem de: App do Google Maps permite calcular distâncias em tempo real; veja como

Recentemente, o Google Maps para dispositivos móveis ganhou uma atualização interessante, que trouxe um recurso já disponível na versão para desktop: a possibilidade de calcular distâncias entre pontos no mapa utilizando o app.

Na versão mais antiga disponível para desktop, o usuário precisava acessar o site da plataforma, buscar alguma localização específica e clicar com o botão direito do mouse para criar um ponto inicial e começar as medidas. Então, era preciso que a pessoa selecionasse a opção “Medir distância” e, após achar o local desejado, clicar com o botão esquerdo nele. Certo, precisamos concordar que o acesso não era complicado, mas nada mais confortável do que poder utilizar o recurso em seu celular, certo?

Agora, com a possibilidade de realizar o mesmo processo nos smartphones – tanto no Android quanto no iOS –, as coisas ficaram bem mais fáceis. Não houve grandes novidades em relação ao modo de uso do recurso, uma vez que os passos são basicamente os mesmos: basta tocar e manter o dedo pressionado no ponto inicial desejado para inserir um alfinete ali. No menu que se abrir, o usuário deve tocar na opção “Medir distância” e centralizar o ponto final – ou outros – em seguida. Para limpar os pontos marcados, é preciso tocar no ícone de menu e selecionar a opção “Limpar”. A distância entre as localidades selecionadas é calculada em tempo real e será alterada conforme você for adicionando ou excluindo pontos no trajeto.

Se você precisa calcular a distância entre locais sem considerar o trânsito, por exemplo, a nova função será bem interessante. Contudo, se for necessário pensar a respeito de rotas diferentes e outros aspectos que podem influenciar no caminho que será feito, provavelmente é melhor utilizar as outras funções disponíveis no Google Maps.

Para utilizar a nova opção do Google Maps, é preciso atualizar seu aplicativo na Play Store ou App store, de acordo com o sistema operacional de seu smartphone.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.