Facebook lança função de busca de empregos

1 min de leitura
Imagem de: Facebook lança função de busca de empregos

Se você achava que o Facebook era uma ótima ferramenta apenas para fins pessoais, hora de pensar de novo: a rede social conta agora com uma ferramenta que pode ajudar você a encontrar um novo emprego. O levantamento é que são 65 milhões de empresas com páginas no Facebook que podem ter uma vaguinha esperando por você.

A função ainda não está disponível aqui no Brasil, mas o processo – mostrado passo a passo por Áine Cain, do site Business Insider – será igualmente fácil assim que a ferramenta der as caras por aqui. Ela vai aparecer na forma de um dos itens no menu lateral do Facebook, na sessão “Explorar” e revelado ao clicar no “Ver mais...”.

A partir daí, você só vai precisar delimitar sua busca utilizando os filtros para localidade, o tipo de indústria na qual você está buscando uma posição e o tipo de trabalho (tempo integral, meio período, estágio ou voluntariado). Caso não haja nada disponível de imediato, haverá uma opção de receber notificações quando novas posições forem anunciadas.

Caso você encontre uma vaga de interesse, basta clicar em um botão para se candidatar e preencher um formulário que vai aparecer. Algumas informações poderão ser puxadas diretamente do seu perfil, como histórico escolar e experiências profissionais anteriores (então é bom reconsiderar aquela brincadeirinha da “VASP” no seu perfil), mas você poderá editar todas as informações antes de enviá-las.

Uma dica importante é que você utilize a ferramenta “Ver como...” no seu perfil para garantir que tudo esteja nos conformes, já que essa poderá ser a sua vitrine para os possíveis empregadores.

A ferramenta Jobs já indica uma possível investida da rede social de Mark Zuckerberg contra o LinkedIn, plataforma utilizada por muita gente como um “Facebook profissional”. Ao que tudo indica, a ideia é dar uma opção para que o usuário borre essa linha ao utilizar seu perfil no Facebook também para ajudar na sua carreira.

E aí, o que achou da ideia? Você vai utilizar a função quando ela chegar por aqui? Conta pra gente aí nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.