Cofundador da Wikipédia investe em jornalismo no combate às notícias falsas

1 min de leitura
Imagem de: Cofundador da Wikipédia investe em jornalismo no combate às notícias falsas

Jimmy Wales ajudou a fundar a enciclopédia colaborativa Wikipédia em 2001. Agora, o empresário está trabalhando em um novo projeto, chamado Wikitribune, que tornará mais fácil checar se determinadas notícias que rodam pela internet são verdadeiras. A ferramenta gratuita deverá ajudar não somente a população em geral, mas também jornalistas, que eventualmente acabam caindo em hoaxes e divulgando informações falsas como se fossem verdade.

O Wikitribune será uma colaboração aberta entre profissionais de diversas áreas, incluindo o jornalismo, e o projeto já conseguiu verba suficiente para contratar pelo menos cinco jornalistas. A ideia é criar uma ferramenta cuja fórmula seja parecida com a Wikipédia, que é fácil de usar e se popularizou rapidamente.

Pelo povo, para o povo

De acordo com Wales, o Wikitribune será um site de notícias feito "pelo povo, para o povo" — mas, ao menos no início, o serviço estará disponível somente em inglês. Quanto a seu conteúdo, estão previstas transcrições completas de notícias reais, vídeos e áudios.

"Essa será a primeira vez que jornalistas e cidadãos trabalharão lado a lado como iguais escrevendo histórias à medida que elas acontecem, editando-as em tempo real e reforçadas por uma checagem comunitária dos fatos", explicou o empresário.

A novidade, contudo, ainda não tem uma data marcada para seu lançamento. Vale lembrar que o TecMundo já entrevistou Wales e conversou a respeito de diversos assuntos — confira aqui o nosso bate-papo.

***

E se o TecMundo fizesse eventos presenciais para discutir os temas mais interessantes relacionados a tecnologia? Cadastre-se no TecSpot e saiba tudo em primeira mão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.