Como corrigir o erro ao instalar o Internet Explorer 9 no Windows Vista

1 min de leitura
Imagem de: Como corrigir o erro ao instalar o Internet Explorer 9 no Windows Vista

A Microsoft acabou de lançar a tão esperada versão final do navegador Internet Explorer 9. Embora a maioria dos usuários não esteja com problemas na hora de instalar o browser, algumas pessoas têm recebido uma mensagem notificando que a instalação não pode ser concluída porque há uma versão mais recente do navegador instalada no computador.

Esse problema está relacionado especialmente com as versões Beta ou RC do Internet Explorer 9. Até o presente momento não foi relatado caso semelhante acontecendo quando o usuário tem a versão 8 ou 7 do navegador da Microsoft instaladas. Então, vamos começar tentando localizar e desinstalar os arquivos correspondentes a versão RC do browser.

Para isso, abra o Painel de controle e escolha a opção “Desinstalar um programa”. Na lista de programas instalados, procure uma versão alternativa do Internet Explorer 9 (pode ser tanto a RC, quanto um Beta ou preview). Você precisa verificar também a listagem de atualizações do sistema, pois ela pode constar apenas lá.

Versão RC do IE localizada

Caso você encontre um destes arquivos, dê um clique com o botão direito do mouse sobre a entrada e selecione “Desinstalar”. Uma janela de mensagem solicita que você confirme o procedimento. Então, basta seguir as instruções disponibilizadas na tela. Essa operação pode demorar uma quantidade considerável de tempo.

Desinstalar

Ao final do processo, será necessário reiniciar o computador para que suas alterações sejam aplicadas. Ao reiniciar, abra o Internet Explorer para se certificar de que ele voltou à versão anterior. Embora seja possível perceber pela aparência do navegador, você pode entrar em “Ferramentas” e “Sobre o Internet Explorer” para ver qual deles está instalado.

Agora, tente instalar novamente o navegador. Se ainda receber a mensagem de erro, tente efetuar a instalação com privilégios de administrador. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo de instalação e escolher a alternativa “Executar como administrador”.

Executar como administrador

Essa é uma dica para a resolução deste erro que pode vir a ocorrer na instalação da versão final do Internet Explorer 9. Se você ainda tiver problemas, lembre-se de observar se todos os pré-requisitos estão devidamente instalados em seu computador (inclusive os Service Packs apropriados) e se a versão é compatível com seu sistema operacional e bits (32 ou 64). Também vale verificar se não há alguma reinicialização pendente para atualizações do sistema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.