Internet das Coisas: Brasil já tem 20 milhões de conexões entre máquinas

1 min de leitura
Imagem de: Internet das Coisas: Brasil já tem 20 milhões de conexões entre máquinas

Um celular que se conecta com a televisão ou mesmo ter luzes que se acendem assim que detectam algum movimento na rua já não é algo do outro mundo para diversas pessoas. Todas essas interações são possíveis graças à Internet das Coisas, e foi revelado que atualmente há 20 milhões de conexões entre máquinas no Brasil.

"A Internet das Coisas já é uma realidade. A cada dia, mais coisas se conectam à internet para informar sua situação, receber instruções e até mesmo praticar ações com base nas informações recebidas. Mais que a próxima evolução da tecnologia da informação, a Internet das Coisas redefine a maneira como interagimos com o mundo físico e viabiliza novas formas de produzir, fazer negócios, gerenciar infraestrutura pública, prover segurança e organizar a vida das pessoas", afirma o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

Panorama animador

Segundo estimativas feias pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é que o número de aparelhos conectados em nossos país passe para 42 milhões em 2020. Quando falamos no cenário mundial, a previsão é de vermos entre 100 milhões e 200 milhões de objetos conversando entre si até 2025.

A previsão é que o número de aparelhos conectados em nossos país passe para 42 milhões em 2020

"Até 2025, cada cidadão brasileiro terá, em torno de si, sete equipamentos máquina-máquina – seja um relógio que está conectado, seja a televisão, seja o carro. O mercado brasileiro vai crescer muito, e desse crescimento vai surgir uma série de serviços e aplicações, que são uma oportunidade de desenvolvimento sócio-econômico para o país. Se nos prepararmos, as empresas brasileiras poderão atender o nosso mercado e o mercado internacional", destacou Maximiliano Martinhão, secretário de Políticas de Informática do MCTIC.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.