Está perto: estudo revela quando as máquinas substituirão de vez os humanos

1 min de leitura
Imagem de: Está perto: estudo revela quando as máquinas substituirão de vez os humanos
Imagem: Open Topic

Um estudo conjunto feito por pesquisadores das universidades de Oxford e Yale finalmente colocou um ponto-final em quando as máquinas de fato serão melhores que os humanos em virtualmente todas as tarefas: por volta do final da década de 2050.

Calma, isso não é um alerta para a humanidade ou uma prova de que a nossa vida ficará obsoleta dentro de alguns anos, mas sim um indício de que a inteligência artificial está progredindo em uma velocidade assustadora e pode mudar completamente a sociedade como a conhecemos hoje. Como é possível conferir na tabela abaixo – elaborada pelo Business Insider a partir dos dados levantados pelo estudo –, essa superação das IAs deve acontecer de forma cadenciada e com atividades mais simples, mas deve ganhar fôlego e velocidade em pouco tempo.

O futuro está logo aí

Detonar jogadores humanos no Angry Birds, por exemplo, é algo que já é uma realidade, enquanto criar uma música pop que vai figurar no Top 40 mundial deve demorar mais alguns anos. Dentro de algumas décadas, no entanto, é praticamente certo que nossos primos robóticos devem conseguir dominar trabalhos e procedimentos cada vez mais complexos, seja escrevendo um best-seller do New York Times ou realizando cirurgias de forma completamente autônoma.

Até 2136 eles devem eliminar todos os postos de trabalho

De acordo com o texto – que ouviu 352 pesquisadores especializados no tema –, as IAs podem automatizar todas as tarefas humanas por volta de 2051, mas devem levar até 2136 para eliminar todos os postos de trabalho. “Os avanços na inteligência artificial vão transformar a vida moderna ao remodelar transporte, saúde, ciência, finanças e também o setor militar”, afirma um dos integrantes do estudo, indicando que essa é uma discussão que a sociedade precisa ter em pauta em caráter de urgência. E aí, você está preparado para esse futuro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.