Inteligência artificial do Google tenta adivinhar o significado de desenhos

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial do Google tenta adivinhar o significado de desenhos

Na última terça-feira (15), o Google lançou uma série de experimentos baseados na inteligência artificial como parte de seus esforços baseados na nuvem. Disponível para qualquer pessoa, o Quick,Draw! é uma das experiências mais interessantes oferecida pela empresa.

Com 20 segundos em mãos, você deve fazer um desenho daquilo que é sugerido pela página — um cisne ou um sofá, por exemplo — e, enquanto faz isso, a inteligência artificial da companhia tenta desvendar seus rabiscos. O mais interessante é que o processo de descoberta acontece em tempo real, permitindo a você saber o quão próximo ele está de desvendar suas intenções.

O Quick,Draw! é uma ótima de se familiarizar com o funcionamento das chamadas “redes neurais” e observar tecnologias de reconhecimento de imagens e caracteres ópticos em funcionamento. As soluções empregadas pelo Google na página são as mesmas que vemos em redes sociais como o Google+ e o Facebook durante o processo de marcar rostos em fotografias, por exemplo.

O site explica o processo necessário para chegar aos resultados apresentados

Após você fazer seis desenhos, o site apresenta um pequeno relatório indicando as vezes em que o sistema foi bem-sucedido ou não na identificação de suas criações. Além de indicar as demais escolhas que poderia ter feito, a página mostra as obras de outras pessoas que foram usadas como base de comparação para chegar ao resultado final.

A promessa é que, com o tempo, a rede neural se torne ainda mais precisa graças à análise dos erros que cometeu até o momento. Caso você esteja interessado em participar de mais experimentos do tipo, basta acessar a página oficial do Google dedicada à área para conferir as outras brincadeiras criadas pela empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.