Review: roteador Intelbras HotSpot 300

5 min de leitura
Imagem de: Review: roteador Intelbras HotSpot 300

A Intelbras tem um longo histórico no mercado de produtos eletrônicos voltados à telefonia e informática. A fabricante brasileira é reconhecida por soluções empresariais e também pelos produtos voltados ao consumidor.

Com expertise considerável, a companhia desenvolve atualmente diversos modelos de roteadores, alguns que são voltados também para pequenos negócios.

Este é justamente o caso do HotSpot 300, um aparelho pequeno e muito interessante para quem tem um estabelecimento comercial e quer controlar o acesso dos consumidores. Ele funciona como um roteador comum, mas, conforme noticiamos previamente, se diferencia ao oferecer opções de configurações para diferentes propósitos.

Um recurso interessante é o sistema de liberação do acesso à internet através de check-in no Facebook, algo útil para quem busca incrementar seu negócio na web. Compacto, bonito e versátil, este modelo conta com várias funcionalidades na transmissão dos sinais wireless e talvez seja uma opção a se considerar para sua empresa. Vamos ver os detalhes.

Especificações

Design simples, mas funcional

Nós já testamos muitos roteadores, sendo que a grande maioria não apresenta nada de muito inovador no visual. O Intelbras HotSpot 300 não é tão diferente de outros modelos concorrentes, de modo que o design apresentado é bastante simples.

A aposta na cor branca com alguns detalhes em cinza garante um visual diferenciado de muitos produtos no mercado, já que o padrão é geralmente o preto.  Ele é compacto, leve e não tem grandes incrementos. As curvas na carcaça combinam com as antenas, portanto o projeto, apesar de não ser extravagante, é coerente para qualquer ambiente.

Pensando nas várias possibilidades de instalação, a Intelbras optou por um design que funciona tanto na vertical quanto na horizontal. Graças aos furos na parte traseira, este roteador pode ser facilmente instalado numa parede, garantindo a boa transmissão do sinal.

Na parte frontal, o HotSpot 300 conta com um indicador luminoso que serve para mostrar a atividade geral do produto. Isso é útil para que o usuário saiba se está tudo devidamente configurado, porém acreditamos que um sistema com vários ícones (para indicar energia, internet, transmissão wireless) seria mais interessante.

Na parte de trás, a fabricante incluiu três conexões: LAN, WAN e energia — detalhe: a Intelbras oferece um adaptador para alimentação e transmissão de internet a distância. Vale notar que, mesmo trabalhando constantemente, o sistema de refrigeração do aparelho se mostra muito eficiente, uma vez que não tivemos problemas com temperaturas elevadas.

Sistema de duas redes

Muitos roteadores mais simples, pensando nos modelos que trabalham com uma única banda, oferecem apenas a transmissão de uma única rede wireless, já que a maioria dos produtos é focada no uso residencial.

Como o HotSpot 300 é um aparelho mais versátil para fins comerciais, a Intelbras resolveu implementar um sistema mais robusto, que possibilita a transmissão de duas redes wireless (dois SSID simultâneos).

Esta funcionalidade é bastante interessante, uma vez que o usuário pode configurar uma rede pública (sem o uso de senha ou com autenticação via check-in no Facebook) e outra para uso privado dos funcionários.

Configuração muito simples

Conforme já comentamos, o principal diferencial do Intelbras HotSpot 300 é a funcionalidade de liberação de acesso via Facebook. Ao contrário do que você possa imaginar, o processo de instalação e configuração é descomplicado.

Ao ligar o aparelho pela primeira vez e conectar ao IP de acesso (10.0.0.1), você pode selecionar o tipo de autenticação: Facebook, senha ou rede aberta. Nessa mesma tela, há opções para nomear a rede e adicionar uma segunda WiFi, voltada para fins corporativos.

Para usar o sistema de autenticação do Facebook, o usário deve criar uma página (de negócios locais) na rede social. Após ter sua página devidamente configurada, basta efetuar o login na administração do roteador para a fanpage para que os usuários façam o check-in. Nessa mesma tela, o roteador oferece opção para determinar o tempo máximo de conexão.

O painel de administração do Intelbras HotSpot 300 é muito simples e fácil de usar. As opções são bem claras, os menus são rápidos e há poucas configurações escondidas. É fácil encontrar as principais funcionalidades e deixar sua rede protegida em poucos minutos.

Testes de desempenho

Testes com roteadores são complexos, já que, geralmente, muitas análises levam a questão da conexão com a internet em conta, algo que nem sempre é estável e pode alterar os resultados. Dessa forma, nós realizamos testes práticos, visando avaliar a potência do sinal e o gerenciamento do dispositivo na hora de transmissões sem fio, principalmente de dados em rede local.

Nós fizemos testes tanto com notebooks quanto com smartphones. Abaixo, confira alguns resultados de nossas verificações:

  • Conexão estável com até duas barreiras para distâncias de até 20 metros.
  • Velocidade elevada (acima de 100 Mbps) para distâncias de até 20 metros sem barreiras.
  • Velocidade boa (acima de 100 Mbps) para distâncias de até 10 metros com uma barreira.
  • Sinal de alta potência mesmo para distâncias de até 30 metros (sem barreiras).
  • Alta capacidade para distribuir sinal para múltiplos dispositivos (testes realizados com seis aparelhos).
  • Conexão funcional (velocidade máxima de 19 Mbps) com mais de três barreiras para distâncias de até 30 metros.

É importante ressaltar que os resultados não foram idênticos em todos os produtos; notamos diferenças por conta das diferentes capacidades dos aparelhos.

Considerando o que foi observado, podemos concluir que o HotSpot 300 cumpre suas promessas de atender à demanda de rede sem fio para estabelecimentos comerciais de porte pequeno. Ambientes com até 100 metros quadrados (pensando em 10 x 10 m) devem ser perfeitamente atendidos por este aparelho.

Vale a pena?

O Intelbras HotSpot 300 é um excelente solução para pequenas redes e distribuição de sinal wireless em ambientes comerciais. O sistema de dupla antena, que garante bom sinal, e a possibilidade de configurar duas redes wireless são diferenciais importantes que garantem boas vantagens no dia a dia.

Obviamente, o grande destaque é o sistema de autenticação via Facebook, que se mostra muito simples de configurar e bastante explicativo para o usuário (até porque toda essa parte é realizada na rede social). É importante notar, ainda, que o HotSpot 300 é um produto acessível, já que o preço é bem camarada.

É possível encontrar este roteador da Intelbras por valores que variam de 300 a 350 reais nas principais lojas do Brasil. O preço é muito interessante para quem busca uma solução fácil e de grande utilidade para seu estabelecimento comercial.

No entanto, é importante verificar se as especificações atendem às suas necessidades, já que estamos tratando aqui de um roteador que não tem sistema dual-band, tampouco se mostra preparado para grandes ambientes. Enfim, são limitações do aparelho que já estão dentro da proposta, então não espere nada além do prometido. No geral, ele é uma boa solução da Intelbras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.