Intel revela nova tecnologia de armazenamento Optane Technology

1 min de leitura
Imagem de: Intel revela nova tecnologia de armazenamento Optane Technology

A Intel revelou oficialmente na última terça-feira (18) a nova tecnologia de armazenamento conhecida como Optane Technology. A novidade foi desenvolvida em parceria com a Micron e toma como base o padrão 3D Xpoint, que promete oferecer velocidades de leitura ainda mais impressionantes que as dos SSDs já disponíveis no mercado.

Além de servirem como opções de armazenamento, as novas memórias também vão ser disponibilizadas no formato DIMM. Isso significa que elas vão poder ser usadas tanto em centros de dados quanto nos ultrabooks disponíveis para os consumidores comuns com propósitos diferentes dependendo da situação.

Para demonstrar a novidade, a Intel realizou comparações com o dispositivo P3700 SDD, que atualmente é a melhor oferta comercial da empresa no campo do armazenamento. A tecnologia Optane possui uma densidade 10 vezes maior que a de um SDD convencional, podendo trabalhar com até 7,2 vezes mais IOPS dependendo do contexto.

A companhia também promete que a novidade é 1 mil vezes mais rápida que os competidores disponíveis no mercado, embora não tenha deixado claro a qual produto se refere. Para completar, a fabricante promete uma durabilidade 1 mil vezes maior que a de um SSD comum, o que significa que a tecnologia possui um período de vida virtualmente ilimitado para propósitos práticos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.