SSDs Intel Optane chegam em 2016 com até 7X a performance dos SSDs comuns

1 min de leitura
Imagem de: SSDs Intel Optane chegam em 2016 com até 7X a performance dos SSDs comuns

Já faz algum tempo que a Intel está focando seus esforços no mercado de SSDs, com modelos cada vez mais robustos e preparados para atender a tarefas de alta demanda de performance. Agora, de acordo com alguns slides publicados no site BenchLife, a companhia pretende lançar uma nova série de produtos chamada Optane.

Com base na tecnologia 3D XPoint, os novos dispositivos da Intel vão entregar performance até sete vezes superior à que vemos nos SSDs comuns. De acordo com o cronograma publicado no site internacional, os novos produtos serão lançados ainda em 2016.

A primeira linha Optane chega ao consumidor com o codinome Manson Beach, sendo que a tecnologia usada nestes componentes deve ser reaproveitada em memórias (apesar de que ainda não se sabe os planos da Intel para tal mercado). Os primeiros SSDS Optane virão com o padrão NVMe PCIe Gen 3 x4 (com suporte para quatro vias).

Em uma data próxima ao fim de 2016, a Intel também pode lançar SSDs mais simples, de codinome Brighton Beach, que serão baseados no padrão PCIe Gen 3 x2. Além de algumas informações para o futuro próximo, os slides da Intel revelam planos para 2018, quando os modelos Cannonlake chegarão com a evolução do padrão em 3D NAND.

Vale notar que o padrão dos chips Optane já deve ser revolucionário, uma vez que usa conectores perpendiculares que conectam 128 bilhões de células de memória (são 16 gigabytes por chip). Este método garante a redução no tamanho do componente, que é até 10 vezes mais denso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.