Postou um screenshot de promoção no Instagram? Você pode ter sido enganado!

1 min de leitura
Imagem de: Postou um screenshot de promoção no Instagram? Você pode ter sido enganado!

Se houvesse algum estudo sério patrocinado por grandes universidades, certamente descobriríamos que 99,99% das pessoas de todo o planeta adoram descontos e promoções. E é sabendo disso que uma grande quantidade de espertinhos está fazendo perfis falsos no Instagram desde a última terça-feira (18 de novembro). O objetivo deles é bem visível: aumentar exponencialmente o número de seguidores desses perfis.

Basicamente, o que todos eles pedem é que as pessoas sigam aquele perfil (que simula ser de uma grande loja), repliquem um post específico (com capturas de tela) e citem o link da conta na postagem. Em troca, cada um dos que fizerem isso — os 5 mil ou 10 mil primeiros, de acordo com cada promoção — receberiam cupons de descontos e brindes exclusivos — sem qualquer sorteio, é um presente para a Black Friday que se aproxima.

E é nesse momento que você deve se lembrar daquele ditado que seus pais e avós sempre falam: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia!”. Não para menos, pois não há qualquer chance de que os prêmios vão mesmo ser entregues aos usuários da rede social — você já deve saber que nenhuma empresa iria querer distribuir tanto dinheiro assim, não é mesmo?

A grande verdade é que quem está replicando esses conteúdos está sendo enganado pelos já mencionados espertinhos, que encontraram uma maneira muito rápida de multiplicar o número de seguidores — e que certamente irão mudar os perfis falsos para perfis pessoais em algumas semanas.

Nada suspeito, não é mesmo?

Outra possibilidade está nas vendas dos perfis, que esses usuários mal intencionados podem fazer para conseguirem um dinheiro fácil, aproveitando-se da ingenuidade dos usuários. Fica a dica: se você vir algo desse tipo passeando pela timeline do seu Instagram, o melhor a fazer é ignorar. Dessa forma você evita passar raiva e ainda deixa de contribuir para que pessoas enganem ainda mais internautas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.