Nesta última terça-feira (3), o TecMundo noticiou que uma nova versão do Instagram para Android foi disponibilizada para download através da Google Play. Com isso, os adeptos do software podem aproveitar novidades bastante interessantes, como o ajuste de brilho, contraste, sombra e até mesmo a adição de vinhetas.

Apesar de essa atualização ser algo positivo, o site Phandroid alertou que o Instagram para o sistema operacional da Google apresenta um problema um tanto quanto persistente — aparentemente, ele foi identificado desde a primeira versão do aplicativo. Nós estamos falando da grande baixa de qualidade de fotografias por conta do upload feito.

À esquerda, a fotografia antes do upload. À direita, depois da postagem.

De acordo com a explicação do Phandroid, isso acontece por conta da compactação do arquivo de imagem que você está tentando mostrar para os seus amigos. Não importa o tamanho da fotografia, o Instagram vai sempre redimensioná-la para 640x640 pixels, resultando em uma perda de qualidade bastante expressiva e acima do esperado.

Dando espaço para a concorrência

A dúvida que fica é a de que o Instagram é um dos aplicativos mais utilizados ao redor do mundo e conta com uma empresa de peso por trás, de modo que esse ponto negativo deveria ser resolvido com urgência, não é? Afinal de contas, há uma quantidade bem considerável de pessoas que compram aparelhos Android de ponta (com câmeras excelentes), mas que acabam prejudicados com essa atuação do software.

Além de tudo isso, esse problema não está presente — ou tão evidente — na versão do Instagram para o iOS, sendo que a alternativa de alta qualidade de processamento não gera grandes melhoras para o Android. Por conta de tudo isso, pode ser que as pessoas comecem a utilizar outros apps, como o do Flickr, por exemplo.

Depois de tudo isso, o TecMundo quer saber: você usa o Instagram para o Android e já teve algum problema? Para contar a sua experiência, basta postar um comentário logo abaixo.

Solução?

O leitor Wesley Macedo deixou uma dica bastante útil nos comentários para evitar esse problema: nas configurações do Instagram (que é um ícone em forma de três pontos na vertical), vá em "Câmera" e desative as opções "Use a Câmera avançada do Instagram" e "Usar processamento de imagem de alta qualidade".

Essas duas opções estão ativadas por padrão no app e, aparentemente, não alteram para baixo a qualidade quando desligadas.

Cupons de desconto TecMundo: