Instagram: algoritmo do MIT prevê popularidade das fotos antes da postagem

1 min de leitura
Imagem de: Instagram: algoritmo do MIT prevê popularidade das fotos antes da postagem

(Fonte da imagem: Reprodução/MIT)

Você tira fotografias no seu Instagram com frequência? Se sim, você as publica para mostrar um momento para os amigos ou para conseguir o maior número de likes que for possível? Se a sua opção for essa segunda, o algoritmo de Aditya Khosla foi criado para você. Ele é um doutorando no laboratório de ciência da computação e de inteligência artificial do MIT e decidiu criar um software capaz de prever a popularidade das fotos na rede social.

Para isso, utilizou 2,3 milhões de fotografias presentes no Flickr e aproveitou o material para isolar diversos fatores que podem fazer uma foto ficar popular no Instagram. Segundo o The Verge, os principais fatores analisados no estudo são a quantidade de seguidores, número de hashtags marcadas e comprimento do título das postagens. Mas ainda há muito mais nesse estudo.

Khosla revela que o algoritmo também mede fatores de conteúdo — não apenas questões de redes sociais — nas fotografias. Isso inclui texturas utilizadas, cores predominantes e objetos que podem aparecer nas imagens. Esse algoritmo ainda está em fase inicial, mas já pode ser acessado em qualquer computador por meio deste link — podem ocorrer instabilidades por causa do alto tráfego de dados.

(Fonte da imagem: Reprodução/MIT)

O que quer dizer do resultado?

Para saber o quanto sua foto pode ser popular, faça o upload dela e então clique em “Run”. O resultado será mostrado logo abaixo da imagem carregada. Para saber o número de pessoas que devem vê-la, você deve usar esse número como uma “potência de 2”. Por exemplo: se o resultado foi 5, você deve elevar 2 à quinta potência. Ou seja, 32 pessoas devem ver essa fotografia por dia.

O criador do projeto afirma que ainda há muito o que evoluir no algoritmo, mas é preciso dizer que o sistema dele é bastante promissor. Você gostaria de usar algo assim para saber se suas fotos vão ser populares antes mesmo de postá-las nas redes sociais?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.