O Instagram é o principal nome quando se fala em rede social de fotografia na atualidade, mas, diferente do Facebook, ele não tem suporte para a criação de lista de amigos para filtrar o acesso às suas publicações. Assim, ele só conta com duas opções de privacidade que limitam quem pode ver as suas publicações, permitindo a você deixar todo o seu perfil público ou privado.

Pensando nisso, o Instagram vem testando um novo mecanismo que refina a questão da privacidade na rede social. De acordo com o The Verge, a novidade consiste na possibilidade de criar uma lista de amigos favoritos que terão acesso exclusivo a algumas de suas publicações. Assim, na hora de postar algo que não deve ser visto por todos os seus seguidores, você limita o acesso apenas aos favoritos.

Lista de favoritos pode dar mais privacidade às publicações que não devem ser vistas por todos os seguidores de um perfil no Instagram

Dessa forma, as publicações serão identificadas por um selo verde exibido na própria foto, indicando que ela está acessível apenas para a sua lista de amigos selecionados. Ainda segundo a publicação, a nova função já está em desenvolvido há cerca de um ano, com basicamente todos os aspectos do Instagram sendo modificados para acomodá-la de forma eficiente.

Essa novidade é uma espécie de resposta do Instagram a uma prática que já se tornou comum dentro da rede social: a manutenção de dois perfis pelos mesmos usuários, sendo um público e outro, privado. Isso é comum com celebridades, mas também acontece com pessoas que criam contas privadas com poucos usuários apenas para compartilhar fotos com os amigos próximos.

Privacidade e discrição

Para garantir a privacidade de seus utilizadores, ninguém é notificado quando alguém é adicionado ou removido da lista de favoritos. Contudo,  como os seus seguidores favoritos também enxergam o selo verde indicador de uma foto publicada de forma restrita, eles podem perceber que foram removidos da lista de favoritos quando perderem o acesso a essas publicações.

De qualquer maneira, a novidade tem potencial para dar um outro viés ao Instagram, garantindo flexibilidade à ferramenta para funcionar de maneira mais adaptada às necessidades de cada usuário. Mais especificamente ainda, ela pode aprimorar a forma como as pessoas lidam com a plataforma a partir do momento que deixa o utilizador decidir individualmente que tipo de publicidade terá cada uma de suas postagens.

Mas isso tudo na teoria. Será que, na prática, a lista de favoritos do Instagram tem chance de superar um desafio comum da internet na atualidade, que é garantir privacidade em meio à superexposição causada pelas redes sociais? Ainda em fase de testes, a novidade não tem previsão de lançamento para o grande público.

Cupons de desconto TecMundo: