Como mudar de carreira: 5 dicas para mudar de profissão

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Como mudar de carreira: 5 dicas para mudar de profissão
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Você está reavaliando sua trajetória profissional e pensando em mudar de carreira? Saiba que essa não é uma sensação isolada. Em 2020, 63% das pessoas que participaram de um estudo feito pela Tera e pela Scoop & Co afirmaram executar ações nesse sentido. Além disso, 70% declararam buscar algo mais alinhado aos próprios interesses e propósitos.

Entretanto, uma decisão tão grande na vida de alguém exige um período de reflexão e, claro, preparação. Afinal, é preciso colocar na balança suas conquistas e suas expectativas na mudança de carreira.

De todo modo, por que não arregaçar as mangas e correr atrás dos próprios sonhos? Confira, agora, cinco dicas essenciais para quem quer mudar de carreira e saiba como a EF English Live pode ser muito importante para uma delas.

efMuita gente quer mudar de carreira, mas é preciso se preparar. (Fonte: Freepik)

1. Entenda quem você é e o que você quer

Antes de mudar de carreira, separe um tempo para listar suas capacidades e quais delas podem ser aproveitadas em uma nova jornada.

Se, por um lado, deixar tudo para trás não é uma opção, por outro a primeira graduação pode encurtar caminhos para a conclusão de uma segunda ou até mesmo facilitar o ingresso em uma especialização ou pós-graduação.

Nesse caso, um diploma é um aliado e tanto. Dentre as vantagens que apresenta estão uma maior facilidade de inserção no mercado de trabalho e de reformulação de seu currículo. Com mais maturidade, é mais fácil acertar na escolha de um curso que, muitas vezes, acontece, inicialmente, aos 17 ou 18 anos.

2. Conheça o cenário da carreira que quer explorar

Conversar com pessoas da área na qual deseja entrar, conhecer suas atribuições, ler artigos de veículos especializados na internet e até assistir a vídeos com depoimentos em redes sociais é essencial para quem quer mudar de carreira. Não se esqueça de também dar uma olhada nas médias salariais da profissão que deseja ter.

Em um movimento tão importante quanto uma mudança de profissão, paciência é crucial. Lembre-se de que você levou anos para ocupar a posição atual, então por que não apostar em cursos mais simples e a distância a fim de se preparar para o que virá a seguir?

3. Cuide das finanças

Tornar-se um profissional pleno ou sênior exige muita experiência. Sendo assim, ter uma poupança para emergências eventuais e para uma redução de rendimentos potencial assegura que seus objetivos não fiquem de lado devido a dificuldades do tipo.

Independentemente do curso escolhido, gastos adicionais vão surgir, sejam relacionados a mensalidades ou a materiais, eventos acadêmicos, bootcamps e afins. Fica muito mais fácil persistir em sua decisão de mudar de profissão quando os boletos estão em dia, não é?

4. Atente-se à sua saúde

Conciliar estudos, trabalho e tarefas cotidianas exige esforço físico e mental. Então, se renda a uma alimentação balanceada, a uma boa rotina de sono e a exercícios. Desse modo, será capaz de encarar os desafios da mudança de carreira com muito mais disposição.

Terapia e acompanhamento médico auxiliam pessoas em qualquer situação, uma vez que ajudam a manter corpo e mente "nos trilhos".

5. Faça um curso de inglês

Em 2021, de acordo com a plataforma de recrutamento e seleção Gupy, foi observado um aumento de 36% na frequência de exigência de inglês nos anúncios de vagas em comparação a 2020.

Além disso, um levantamento realizado pela Catho mostra que o inglês fluente pode render salários de 47% a 52% maiores do que os oferecidos a alguém do mesmo nível hierárquico que não tenha as mesmas habilidades.

efCom inglês, novos voos esperam por você. (Fonte: Freepik)

Mude de carreira do jeito certo

Antes de mudar de carreita, não pense duas vezes e dedique-se a conhecer um novo idioma. Aprender inglês é questão de prática para ganhar confiança! Isso e muito mais você encontra na EF English Live, com cursos de inglês sob medida tanto para seu dia a dia quanto para seus objetivos.

Faça parte da nossa comunidade com mais de 2 milhões de alunos e tenha acesso a mais de 2 mil professores certificados e mais de 5 mil atividades interativas. Estamos disponíveis 24 horas, diariamente, para oferecer flexibilidade e praticidade para você – tudo o que você precisa para mudar de carreira do jeito certo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.