McAfee mostra a evolução do firewall [infográfico]

1 min de leitura
Imagem de: McAfee mostra a evolução do firewall [infográfico]

Para marcar o aniversário de 25 anos da criação do primeiro firewall – dispositivo de segurança que controla o tráfego em uma rede a fim de bloquear possíveis ameaças –, a McAfee, empresa integrante da divisão Intel Security, criou um  infográfico que mostra os marcos da evolução desta tecnologia, os quais coincidem com acontecimentos em segurança digital, como a criação do primeiro vírus para o sistema operacional MS-DOS, em 1986.

Na linha do tempo, a empresa destaca também a criação do WM/Concept, primeiro vírus a se espalhar pelo Microsoft Word, em 1995; a descoberta do primeiro ataque de negação de serviço no ano 2000; e o Conficker, que infectou de 9 a 15 milhões de sistemas Microsoft em 2008.

O firewall passou por grande evolução ao longo dos anos, mas seu desenvolvimento e crescimento realmente ocorreram devido às violações de segurança descobertas.  Esses acontecimentos fizeram com que os desenvolvedores reagissem com tecnologias de firewalls mais avançadas, como as pesquisas de evasão iniciadas em 1998; a introdução de clustering nativo para alta disponibilidade e desempenho em 2009; e a introdução de segurança habilitada por softwares, a partir de 2012.

Por volta de 2003, o instituto de pesquisas Gartner deu início a debates a respeito do chamado “firewall de próxima geração”, por ser um firewall com a capacidade de eliminar ameaças mais sofisticadas com recursos de inspeção de técnicas de evasão, algo que ia além do firewall e da filtragem de pacotes tradicionais e acrescentava um novo e poderoso elemento de segurança: o reconhecimento contextual.

Há mais de um ano, a McAfee já focava seus esforços no desenvolvimento do Next Generation Firewall, que integra controle de aplicativos, sistema de prevenção de intrusões (IPS) e prevenção contra evasões em uma solução dedicada e única.

A solução da McAfee é o único firewall de próxima geração atualmente disponível no mercado que combina segurança antievasão com disponibilidade e gerenciamento. Além disso, a empresa está conectando um McAfee Next Generation Firewall avançado com a funcionalidade Gerenciamento de Eventos e Informações de Segurança (SIEM).

O futuro da segurança de rede precisa de um sistema holístico, capaz de combater as ameaças que continuam a crescer, mudar e se ocultar de defesas tradicionais e soluções autônomas.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.