A evolução dos celulares [infográfico]

1 min de leitura
Imagem de: A evolução dos celulares [infográfico]

Poucos aparelhos tiveram uma evolução tão expressiva nas últimas décadas como os telefones celulares. Na década de 80, sair de casa com um modelo nada prático de telefonia móvel requeria uma pasta auxiliar e, muitas vezes, até um carro para que o produto pudesse ser conectado.

Hoje, os modernos smartphones ocupam menos da metade de um bolso e apresentam recursos capazes de colocar muitos computadores, tablets e notebooks para escanteio. Mas nem sempre foi assim. Para chegar até o ponto em que estão, os modelos foram pouco a pouco incorporando uma série de funções.

O Brasil conta hoje com mais de 200 milhões de aparelhos ativos, número que chega a ser maior até mesmo do que a população. Embora as funções mais utilizadas sejam ainda as primordiais, como ligações e mensagens de texto, muito outros recursos incorporados ao longo dos anos se tornaram indispensáveis nos modelos de hoje.

O infográfico acima mostra quais foram os principais aparelhos responsáveis por esse desenvolvimento. Funções que hoje parecem simplórias, como tela com visor colorido, seleção de ringtone ou armazenamento de MP3, tiveram, cada uma, bastante impacto a seu tempo, sendo consideradas grandes diferenciais da época.

Muitos outros modelos também foram responsáveis por acrescentar novidades ao mercado de smartphones. Entretanto, selecionamos aqueles que, mesmo não sendo necessariamente populares, foram pioneiros ao oferecer para o consumidor funções que ele não imaginaria que um dia fosse precisar tanto.

Infográfico: Lanna Solci.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.