Qual o fone de ouvido certo para você? [infográfico]

3 min de leitura
Imagem de: Qual o fone de ouvido certo para você? [infográfico]

Se você possui um MP3 Player ou mesmo um celular que reproduza músicas, deve saber que, muitas vezes, um bom fone de ouvido faz toda a diferença. Mas será que você sabe qual é o melhor tipo de fone para o seu perfil de utilização? O Tecmundo separou os seis mais populares do Brasil para mostrar quando cada um deve ser comprado.

Vale lembrar que este artigo e seu respectivo infográfico devem ser utilizados apenas como uma base, não devendo ser encarados como a verdade absoluta. Caso você se sinta mais confortável com um ou outro modelo de fones de ouvido, não deve se sentir pressionado a trocar.

Earbuds

Fones do tipo earbud são os mais comuns atualmente. A maioria dos celulares com reprodutor de MP3 e outros players multimídia são vendidos com esses acessórios como brinde. Mas não é por isso que eles são ruins, há vários modelos que apresentam boa qualidade sonora e volumes suficientes para permitir que os usuários ouçam suas canções com satisfatória definição.

Intra-auricular

Muito parecidos com os earbuds, fones intra-auriculares também não possuem proteções maiores para os ouvidos, mas contam com um sistema de isolamento de som. Como eles ficam alocados mais próximos à parte interna do ouvido (com pontas de silicone, geralmente), os ruídos externos não interferem na reprodução das músicas.

Esse tipo de fone apresenta também algumas desvantagens para os usuários. Devido ao isolamento sonoro, barulhos de trânsito podem não ser ouvidos, o que pode causar alguns acidentes graves. Além disso, volumes elevados podem causar danos à audição, visto que os falantes estão realmente próximos ao tímpano.

Esportivo

Quem pratica esportes também tem o direito de ouvir suas canções favoritas. Para isso, há uma série de fones criados para evitar incômodos e desconfortos causados pelo suor em contato com proteções de fones. Isso sem falar nas desvantagens de outros fones em atividades físicas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Philips)

Supra-auriculares podem fazer com que as orelhas fiquem muito quentes, o que pode ser um ótimo local para desenvolvimento de bactérias (já que além de tudo, é um ambiente quente). Sobre os outros modelos, as vantagens são mais em relação à conveniência. Como possuem prendedores, não ficam caindo das orelhas o tempo todo.

Supra-auricular

Supra-auricular é todo aquele fone que fica sobre as orelhas, mas não as cobre totalmente. Diferentemente do que acontece o circoauricular, são abertos e não oferecem tanto reforço nos graves, mas ainda assim são mais abafados do que earbuds e intra-auriculares.

Headset

Este tipo de fones é muito parecido com os supra-auriculares, com apenas um diferencial básico: a presença de microfones. Devido a esse elemento, os headsets são os fones mais indicados para quem gosta muito de jogar games online ou utiliza aplicativos de conversa por voz, como o MSN ou o Skype.

Circoauricular

Poucos conhecem os fones circoauriculares por esse nome. A grande maioria dos usuários costuma chamá-los de “fone com almofada”, devido à proteção aos ouvidos. Modelos mais profissionais possuem sistemas de cancelamento de som (que será explicado mais adiante), garantindo ainda mais potência ao áudio reproduzido.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Outra vantagem de fones maiores é a presença reforçada de graves no som. Como eles possuem uma estrutura maior, o “rebote” necessário para encorpar os tons mais baixos é facilmente obtido, sem a necessidade de simular o áudio.

Isolamento x Cancelamento

Uma diferenciação que precisa ser entendida antes da aquisição de um fone de ouvido é entre isolamento e cancelamento sonoro. O primeiro conceito é garantido por fones intra-auriculares, que fazem com que os barulhos externos sejam anulados e não atrapalhem a reprodução das músicas.

Já o cancelamento utiliza tecnologias mais complexas. Microfones e sensores de volume são instalados perto dos fones. Sempre que há um nível elevado de ruído no ambiente, o cancelamento de som entra em cena para modificar a equalização do áudio e fazer com que os graves superem o que há externamente.

.....

Conseguiu escolher o seu fone de ouvido favorito? Certamente, existe algum tipo que se encaixa melhor em seu perfil de utilização. Lembre-se que, em cada tipo, há muitas diferenças entre os acessórios, devido à qualidade dos materiais e aos processos de fabricação.

Infográfico por: Lanna Solci

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.