Manutenção de PCs: instalando memória e placa de vídeo

3 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: instalando memória e placa de vídeo

Dando continuidade a série de artigos sobre manutenção de computadores, o Baixaki irá lhe ensinar como instalar uma placa de vídeo nova e módulos de memória. Pois bem, nada de ficar se enrolando, confira algumas dicas abaixo, e então pegue logo sua placa de vídeo e pentes de memória e vamos ao trabalho.

Cuidados

Obviamente, não poderíamos deixar de alertar você quanto a alguns cuidados que devem ser tomados ao manusear itens de hardware. Falando especificamente das memórias e das placas de vídeos, é de suma importância que você lembre-se de descarregar a energia eletrostática de seu corpo. Salienta-se ainda que mesmo estando seguro quanto ao manuseio, nunca é recomendável que você encoste nos contatos metálicos das placas ou dos módulos de memória.

Antes de instalar

Se você nunca abriu seu gabinete anteriormente, talvez seja interessante você conferir nosso artigo “Aprenda a abrir o gabinete do seu computador”, que ensina como abrir o computador. Também não mostraremos como retirar as memórias ou a placa de vídeo, pois estes passos já estão devidamente exemplificados no artigo “Manutenção de Computadores: Aprenda a desmontar um PC”.

A primeira coisa a fazer antes de mexer em qualquer item é verificar se você comprou o tipo de placa correta e se sua placa mãe realmente possui os devidos slots para os novos módulos de memória. O segundo passo é muito importante para consumidores que adquiriram placas de vídeo mais modernas (do tipo PCI-Express e que necessitem de energia a mais), pois você deverá averiguar se sua fonte possui os conectores necessários para a placa.

Verifique sua fonteRelembra-se ainda a importância de checar a capacidade da fonte, pois instalar uma placa de vídeo que consuma muita energia em uma fonte que não consiga produzir o suficiente pode gerar sérios danos aos itens de hardware do computador. Caso você não saiba como fazer os devidos cálculos de energia, dê uma olhada no artigo “Fontes: Você dá a devida importância à sua?”.

Instalando uma placa de vídeo AGP

As placas de vídeo do tipo AGP são um pouco mais antigas e não possuem grandes segredos. Para instalar uma placa nova você deve primeiramente averiguar se sua placa-mãe possui alguma trava no slot. A grande maioria possui essa trava, que serve para a placa de vídeo não ficar mal-encaixada.

Repare que esta placa-mãe não possui uma trava para a placa de vídeo

Em nosso exemplo a placa-mãe é um pouco mais simples do que as comuns, portanto não há esta trava de segurança. Após abaixar a trava, basta você segurar a placa pelas bordas e então encaixá-la lentamente no slot. A placa de vídeo estará devidamente instalada após você ouvir um barulho da trava mudando de posição.

Segure a placa pelas bordas e encaixe vagarosamente. Não esqueça de parafusar a placa após a instalação.

Instalando uma placa de vídeo PCI-Express

A instalação das placas de vídeo PCI-Express não diferencia em muito da instalação das placas de vídeo do tipo AGP. Portanto, caso seu computador já possua uma placa e você esteja substituindo a placa antiga, empurre a trava para o lado (em algumas placas-mãe, a trava deve ser empurrada para baixo) e retire a placa antiga.

Confira o tipo da trava que sua placa possui. Caso necessário, destrave-a para então encaixar a placa de vídeo.

Para instalar uma placa de vídeo do tipo PCI-Express, basta segurar a placa pelas bordas e encaixá-la lentamente. Vale lembrar que se sua placa de vídeo precisa de energia extra, você não pode, em hipótese alguma, se esquecer de conectar o cabo no devido local.

Encaixe a placa no slot e parafuse-a após terminar a instalação.

Detalhe: algumas fontes não possuem o devido conector para placas do tipo PCI-Express, portanto, utilize o adaptador de cabos de energia que deve ter vindo junto com a sua placa de vídeo.

Adicionando mais memória RAM

Instalar memória RAM não é algo de outro mundo, mas tudo deve ser feito com grande cautela. Ao abrir o gabinete você deve ter reparado que sua placa-mãe possui um ou até três slots sobrando para a instalação de novos pentes de memória. A instalação procede da mesma maneira para memórias do tipo DDR ou DDR2.

Mude as travas de posição

Mude as travas de posição, deixando o slot desobstruído (repare na figura acima: no passo 1 as  travas estavam na posição comum, no passo 2 as travas estavam abertas). Segurando o módulo novo pelas laterais, encaixe-o no slot. A memória estará instalada corretamente, caso as travas estejam na mesma posição das demais travas (confira na imagem abaixo).

Instale o novo módulo de memória e trave o pente para que não haja problemas

Medo de instalar?

Caso você esteja com medo de fazer algo errado, talvez seja bom procurar um técnico especializado, ou então, pedir ajuda para aquele seu amigo “fera” de computador. Por hoje é só, continue ligado no Baixaki para aprender mais sobre Hardware, nossa equipe está desenvolvendo outros artigos para a série de manutenção de computadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.