Manutenção de PCs: colocando processadores

7 min de leitura
Imagem de: Manutenção de PCs: colocando processadores

Após você já ter aprendido com o Baixaki alguns truques sobre montagem e manutenção de computadores, tais como abrir o gabinete do computador e como desmontar um PC, e de já saber como é uma placa-mãe, chegou a hora de você aprender como inserir o processador na placa mãe do computador.

Mais uma vez o Baixaki vai ensinar a você  alguns truques para o manuseio com hardware. Depois de ter aprendido a desmontar seu computador, será dado o prosseguimento das dicas de como montar o hardware, com foco específico em cada periférico. Desta vez, você irá aprender sobre manuseio de processadores.

Este artigo serve tanto para pessoas que querem montar computadores novos quanto para quem já possui um micro em casa e quer desmontá-lo, seja para manutenção, limpeza, atualização de componentes ou por mera curiosidade.

Lembrando sempre das principais precauções que devem ser  tomadas para que não resulte na perda de algum periférico do seu computador, tome cuidado com a energia eletrostática, como já foi comentado no artigo Aprenda a abrir o gabinete do seu computador. Caso você não tenha lido ou não saiba que medidas de segurança devem ser tomadas, leia o artigo para evitar que possam ocorrer imprevistos na hora de manusear o computador.

Antes de começar o trabalho

Antes de dar início ao trabalho, será interessante que você possua um plástico antiestático para que possa manusear a placa mãe sobre ele. Estes plásticos costumam vir junto com placas-mães novas, e são  compostos de material isolante, o que faz com se tenha mais segurança para trabalhar com a placa.

Vale aconselhar que o local onde você realizará o trabalho deve ser espaçoso, bem como a mesa em que será feito o manuseio da placa mãe e do processador. Além da mesa ser ampla, ela deve possuir superfície plana e estar livre.

O procedimento que será demonstrado no decorrer deste artigo poderá não ser exatamente igual ao que você seguir á em sua casa, pois existem pequenas variações que ocorrem quando o modelo ou fabricante do processador mudam, como por exemplo o encaixe do cooler e o encaixe do pŕoprio processador. Contudo, fique tranquilo, pois os detalhes que variam de modelo para modelo não são grandes.

As peças utilizadas para o  artigo foram uma placa mãe Asus P5W DH Deluxe e um processador Intel Core 2 Duo E6600.

Começando o procedimento

Ainda que você esteja trabalhando com um computador já montado (em casos de upgrade ou troca de periféricos) é possível inserir o processador com a placa mãe parafusada ao gabinete, entretanto é extremamente aconselhável que o processo de instalação do processador seja feito com a placa mãe fora do gabinete, pois assim você poderá trabalhar com mais espaço e maior facilidade, o que evita possíveis acidentes.

Analisando e preparando a placa mãe

Depois de ter posicionado corretamente a placa mãe sobre o plástico antiestático, localize o soquete (se você não sabe o que é soquete, leia este artigo). Posicione a placa mãe de modo que a alavanca fique ao seu lado esquerdo e o painel traseiro ao lado contrário ao que você se localiza

Placa-mãe posicionada

.
Pressione esta alavanca para baixo e para fora, com cuidado para não encostar nos contatos do soquete, de modo que ela desprenda-se do local de fixação. Gire a alavanca delicadamente para o lado oposto ao fixado até que você perceba que ela atingiu a posição máxima. Pode ser que exista uma tampa metálica sobre o soquete, neste caso, levante-a também, seguindo procedimento parecido com o da alavanca.

Soquete - alavanca abaixadaSoquete - alavanca levantada

Soquete - tampa levantada

Se sua placa mãe for nova, pode ser que haja uma tampa PnP (PicknPlace) sobre a tampa de encaixe do processador. Retire a tampa PnP, tomando sempre o cuidado para não encostar nos contatos do soquete.

Dependendo do modelo do soquete, pode ser que haja uma seta em um dos cantos do soquete. Este é detalhe importante, pois você deverá prestar atenção nela na hora de inserir o processador, pois só há uma forma correta de conectar o processador à placa mãe. No caso do soquete do modelo da placa mãe utilizada no artigo, note que uma das ponta do soquete está cortada, e que faltam pinos em um dos lados do soquete.

Detalhes no soquete

Inserindo o processador na placa

Analise o processador e veja que nele também há uma seta. A seta do processador deve ir sobre a seta localizada no soquete (neste caso, sobre a ponta cortada). Pegue o processador cuidadosamente, utilizando os dedos polegar, indicador e médio. Segure o processador pelas bordas.

Detalhes do processador - visão superior

Se o processador que você está utilizando for novo, ele também poderá conter uma tampa protetora, a qual deve ser retirada para que o processador possa ser inserido corretamente. Neste caso, retire a tampa com o auxílio de sua outra mão.

Note os conectores dourados na parte inferior do computador. Eles são responsáveis pelas trocas de informações entre o processador e a placa mãe. Seja extremamente cauteloso, de maneira alguma toque nos apoios dourados do processador. Talvez o modelo do seu processador possua pinos, você deve ter cautela para não desalinhá-los, pois isto fará com que o processador não se encaixe devidamente no soquete, o que também poderá comprometer o processador.

Detalhes do processador - visão inferior

Perceba que também existem detalhes na parte inferior no processador. Note que faltam alguns conectores, bem como faltavam alguns na placa mãe.

Desta vez, segure o processador apenas com os dedos polegar e indicador, pelas bordas, e  leve-o até o soquete, localize as setas e posicione o processador da maneira adequada. Mantenha o processador orientado com os apoios dourados para baixo e tente mantê-lo bem alinhado horizontalmente. Insira-o cuidadosamente na placa mãe. Após tê-lo inserido, você pode dar um leve toque sobre o processador para garantir que ele esteja bem fixado e alinhado.
Inserindo o processadorConferindo fixação e alinhagem do processador

Se tudo estiver correto, você poderá abaixar a alavanca sem problemas. Se o soquete da sua placa mãe possuir uma tampa metálica, esta deverá ser abaixada antes do alavanca Não é necessário esforço para que a alavanca ser recolocada em seu devido lugar, se você achar que está fazendo esforço demasiado, analise se o processador está inserido corretamente, alinhado e devidamente encaixado.

Processador inserido

Inserindo o cooler

Alguns modelos de coolers são mais difíceis de serem inseridos quando a placa mãe já está conectada ao gabinete, enquanto outros não apresentam tanta dificuldade. Mais uma vez,

Se você está manuseando um processador novo, ele poderá já possuir um cooler. Isto ocorre quando compra-se processadores do modelo In a Box (“Na Caixa”). Caso você tenha comprado um modelo OEM, o qual não vem junto de um cooler, você deverá adquirir um cooler para realizar a instalação correta do processador, pois caso contrário seu computador não irá funcionar (saiba quais são as consequências que o não uso do cooler pode gerar para seu computador).

Tome cuidado para não comprometer a pasta térmica do dissipador de calor do cooler. Caso você esteja trabalhando com um cooler que já estava fixado, é recomendado que seja reaplicada a pasta térmica (consulte o artigo Aprenda a aplicar a pasta térmica no processador para maiores informações). Se o cooler for novo e já possuir pasta, não preocupe-se em reaplicar ou trocar a pasta térmica.

Note que próximo ao soquete existe um conector de energia ao qual será ligado o cabo de força da ventoinha do cooler. Geralmente, acima desse conector você verá escrito "CPU_FAN". Procure orientar o cooler de maneira que esse cabo fique posicionado próximo ao conector da placa mãe.

Alinhe o cooler horizontalmente à placa mãe e insira-o sobre o processador. Antes de fixar o cooler, certifique-se de que o cabo de energia não está mal posicionado (preso ou de alguma outra forma que possa impedir a fixação correta do cooler).

Cooler sendo inserido


O modo como cada cooler é fixado pode variar bastante dependendo do fabricante e do modelo. Sugerimos que caso seu cooler seja diferente do utilizado no artigo você consulte o manual do fabricante. Processadores In a Box vêm com manuais explicativos.

Se seu cooler for igual ao da foto, basta pressionar os prendedores laterais do cooler, fazendo uma leve pressão com as pontas dos dedos para que eles encaixem-se à placa mãe, fixando assim o cooler. Antes de fazer pressão sobre os prendedores, certifique-se de que eles estão posicionados corretamente sobre os furos da placa mãe.

Prendedores bem alinhados

Se o cooler for novo, não é necessário girar os conectores, apenas pressioná-los para baixo. Caso contrário, gire os conectores para o lado oposto indicado nas setas sobre eles com o auxílio de uma chave de fenda. Enquanto você faz pressão sobre os prendedores, segure o cooler com a outra mão para evitar que ele seja desalinhado.

Fixando o cooler

Verifique se o cooler ficou nivelado à placa mãe. Você pode dar uma puxada leve para certificar-se de que ele está bem fixo. Por fim, ligue o cabo de energia da ventoinha do cooler ao conector da placa-mãe, observando qual é a orientação correta na qual ele deve ser conectado. Ajeite o cabo de maneira que ele não atrapalhe o funcionamento da ventoinha.

Cooler encaixado

Pronto! Você acabe de aprender mais uma dica sobre montagem e manutenção de computadores. Conte-nos quais foram suas experiências com procedimentos desse tipo, nos mande suas dúvidas e ajude a aprimorar o conteúdo do Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.