Smart Reply: nova ferramenta do Inbox vai responder seus emails por você

1 min de leitura
Imagem de: Smart Reply: nova ferramenta do Inbox vai responder seus emails por você
Imagem: Google

Os adeptos do Inbox da Google vão ter acesso a uma ferramenta bastante interessante em um futuro breve. A novidade, chamada Smart Reply, é uma opção para quem precisa frequentemente enviar respostas de email rápidas a outras pessoas, mas nem sempre tem o tempo disponível para fazê-lo com calma.

E qual a solução para isso? Ter respostas “automáticas”, de acordo com o blog oficial do Gmail. Não se preocupe se pareceu confuso, pois nós explicamos.

A ideia com o Smart Reply é bastante simples. Caso você receba uma mensagem de email de outra pessoa, a ferramenta do Inbox vai analisar o texto do remetente e, com isso, sugerir três respostas que ele pense serem adequadas. Nenhuma das frases, é claro, seria digna de uma peça shakespeariana, mas é mais do que suficiente para confirmar se você recebeu ou não aqueles documentos – ou mesmo se vai estar na festa para qual seu amigo o convidou.

Tudo isso, vale notar, pode ser escolhido de maneira extremamente simples. Você ainda pode complementar a resposta com alguma fala adicional antes de enviá-la para a outra pessoa. Confira o GIF animado abaixo para entender como o Smart Reply funciona, na prática:

Cada vez mais inteligente

Para quem está se perguntando se o Smart Reply é realmente capaz de executar algo assim com eficiência, a Google explica que a função, mesmo se não funcionar perfeitamente, de início, promete apenas melhorar. Isso se deve ao fato de o software usar o já conhecido machine learning para reconhecer padrões, estilos de texto e afins, de maneira a efetivamente aprender seu jeito de escrever.

Não limitando-se a isso, a tecnologia também usa frases comuns utilizadas por outras pessoas como sugestões, de maneira semelhante ao que vemos em outras ferramentas da companhia. Como resultado, o Smart Reply pode se mostrar capaz de responder tipos de mensagens que você nem mesmo teria visto antes.

Nada para o Brasil, por enquanto

Infelizmente, entre tantas informações animadoras, uma delas vem para acabar com nossa alegria; que nem é exatamente inesperada, considerando a complexidade de uma feramenta dessas. Segundo a Google, a atualização do app vai chegar ao público durante essa semana, tanto na Google Play quanto na App Store em inglês – e apenas em inglês. Então tudo o que podemos fazer é esperar que a novidade chegue por aqui, eventualmente.

O que vocês estão achando do Inbox? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.