Inbox: o serviço da Google que quer revolucionar a sua caixa de entrada

2 min de leitura
Imagem de: Inbox: o serviço da Google que quer revolucionar a sua caixa de entrada

Há pouco tempo, noticiamos um rumor de que a Google estaria trabalhando em um projeto chamado BigTop, o qual visaria facilitar o gerenciamento de emails e outras tarefas. Pois bem, esse boato se confirmou algumas horas atrás: a Gigante das Buscas acaba de anunciar o Inbox por meio de seu blog oficial.

Desenvolvido durante anos pelas mesmas pessoas que cuidam do Gmail, o serviço promete ser completamente diferente do tradicional servidor de email da companhia, trazendo recursos que salientem o que realmente importa em cada mensagem. Além disso, ele deve oferecer mecanismos que facilitem a organização da sua caixa de entrada e você possa acompanhar os conteúdos mais importantes de maneira mais prática e cômoda.

O Inbox deve funcionar tanto na web quanto por meio de aplicativos para Android e iOS. Inclusive, a versão do programa para a plataforma móvel da Google já pode ser baixada na Google Play (clique aqui para fazer o download). Contudo, para usufruir do novo serviço você precisa ter um convite, o qual pode ser solicitado a um amigo que já o possua ou enviando um email para inbox@google.com solicitando participação no aplicativo.

Destaque para o que importa

Assim como o Gmail, depois de uma atualização há alguns meses, o Inbox trabalha com grupos ou categorias. Dessa forma, é possível reunir todas as mensagens semelhantes e visualizá-las em uma única aba, bem como excluí-las com um toque na tela ou clique com o mouse. Com isso, emails relacionados a promoções, compras ou viagens, por exemplo, são mantidas em uma mesma seção. Mais do que isso, você pode criar seus próprios grupos e aglomerar as mensagens dos amigos do futebol, da turma do fim de semana ou do clube do livro.

Outra proposta do Inbox é dar destaque ao que realmente importa em cada email, possibilitando que você obtenha as informações que precisa sem abrir a mensagem. Por exemplo, você poderia saber de forma objetiva o número, a data e o horário de um voo (e até mesmo fazer check-in), saber a previsão de entrega e rastrear um produto comprado pela internet e visualizar miniaturas de fotos encaminhadas por familiares e amigos.

Os afazeres do dia a dia

Quando o assunto é rotina, o Inbox pode ajudar você a adicionar lembretes de afazeres junto à sua caixa de entrada e até disponibiliza facilidades para realizá-las. Digamos que você queira fazer uma reserva em um restaurante e tenha anotado isso como uma tarefa. O serviço irá procurar e exibir o telefone e o horário de atendimento do estabelecimento para que você possa ligar e garantir uma mesa. Pelas apresentações veiculadas pela Google, o mecanismo é o mesmo empregado no Google Now.

As funcionalidades do Inbox não acabam aí. Ele ainda permite que emails e lembretes sejam adiados e reapresentados em momentos mais oportunos, como quando você estiver em casa ou após voltar de férias. Por fim, o serviço conta com um sistema de pesquisa avançado que encontra exatamente o que você precisa, como detalhes do seu próximo voo ou o endereço de um amigo sem a necessidade de buscar por mensagens ou contatos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.