Nova tecnologia cria impressões coloridas apenas com tinta incolor

1 min de leitura
Imagem de: Nova tecnologia cria impressões coloridas apenas com tinta incolor
Imagem: Razer Graphics

Os dias de ter que comprar cartuchos coloridos para impressoras podem estar próximos de acabar. Isso porque uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores russos promete permitir a você criar impressões coloridas através de uma jato de tinta comum, sem a necessidade de qualquer corante; para isso, basta usar um composto incolor criado por eles.

E como eles fazem isso? A ideia é supreendentemente simples, na verdade: no lugar de depender das cores do próprio material, a equipe aposta na assim chamada cor física, que é gerada pela maneira como materiais refletem a luz a nível nanoscópico. Quanto mais densa a camada, mais ela interfere na luz, passando de um brilho amarelo para azulado e verde.

Caso esteja se perguntando se a proposta funciona mesmo, basta conferir as imagens abaixo. Como elas mostram bem, a equipe alcançou um material capaz de ser impresso com uma precisão e variação considerável de cores (mesmo que limitada a tons de azul e amarelo), que também é capaz de ser colocada em diversos tipos de superfície diferentes.

Alguns exemplos de impressões feitas com essa tinta - incluindo um feito em material totalmente maleável

Vale notar que esse fenômeno é comum na natureza, de fato, como ocorre nas asas de muitos insetos, bem como na própria tecnologia que nós desenvolvemos. Essa é a primeira vez, porém, que uma técnica foi desenvolvida sem a necessidade de altas temperaturas, tornando o material compatível com impressoras comuns.

Resta, porém, um único desafio para que a equipe possa levar a ideia para o mercado: embora cores em amarelo, verde e azul já sejam fáceis de alcançar, eles ainda estão em busca de encontrar uma maneira de produzir tons vermelhos com essa tinta.

Você utiliza muito impressoras no seu dia a dia? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.