Carvey promete domesticar sistemas CNC, criando obras em diversos materiais

1 min de leitura
Imagem de: Carvey promete domesticar sistemas CNC, criando obras em diversos materiais

Carros, doces, vértebras humanas, guitarras, armas e até casas, tudo fruto da mesma tecnologia: impressão 3D. O intuito do Carvey, criação do Inventables, que está dando as caras para o público via Kickstarter, é fugir do mercado de impressoras e criar um tipo de entalhadeira 3D.

Explicando melhor: o sistema CNC, desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, tem como principal função substituir a mão de obra humana na produção de peças de alta precisão. É basicamente uma máquina que segue comandos numéricos computadorizados (daí a sigla CNC) para criar complexas estruturas tridimensionais, de maneira prática. O que o Carvey busca fazer é criar uma versão doméstica desse sistema.

Dessa maneira, a máquina, com design que remete aos anos 50, poderá ser usada para seguir comandos e cortar diversos tipos de material. O processo se assemelha ao que acontece na linha de produção de cases de laptops e smartphones de corpo único.

Facilitando o uso

Um dos destaques do Carvey é a possibilidade de esculpir em diversos tipos de madeira (nogueira, mogno, pinho, balsa e mais), compensados, MDF, cortiça, metais leves (alumínio, cobre, latão, prata e ouro), placas de circuito, plásticos (acrílico, HDPE, Delrin, Corian e PVC), ceras, espumas, fibra de carbono e linóleo.

Tudo isso via USB, usando softwares de CAD/CAM, ou via Easel — programa da própria Inventables, que funciona diretamente do navegador. A premissa do sistema de projetos é permitir design em 2D com visualização 3D instantânea.

O benefício de optar pelo Easel na hora de transportar suas obras para o Carvey é poder usar a biblioteca de materiais disponível, além de poder pré-visualizar o resultado final em várias opções.

Aos interessados

A Inventables pretende lançar o produto para seus consumidores em setembro de 2015. Quem já está interessado em comprar sua própria unidade pode desembolsar 1.999 dólares na página do Kickstarter, levando para casa o kit inicial com ferramentas essenciais para o manuseio das peças criadas na máquina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.