Imagem de: Impressora criada com drives de CD-ROM faz figuras 3D em gelatina [vídeo]

Impressora criada com drives de CD-ROM faz figuras 3D em gelatina [vídeo]

1 min de leitura
Avatar do autor

As tecnologias por trás da impressão 3D vêm sendo utilizadas para uma ampla quantidade de atividades, da criação de células oculares para desenvolver um futuro sem cegueira até a fabricação de armas de próteses, peças mecânicas e armas de fogo. Aumentando ainda mais essa lista, o especialista em modificações Jeroen Domburg criou uma impressora capaz de fazer desenhos tridimensionais comestíveis dentro de pequenos copos de gelatina.

A impressora 3D foi feita com partes retiradas de drives de CD e DVD e montada sobre uma placa de madeira, com uma ponta de seringa movida em três eixos por motores retirados das peças de computador. A “tinta” (uma mistura de licor de banana, corante alimentício e amido de milho) é injetada na gelatina usando uma seringa comum.

Por conta das partes simples utilizadas e do tamanho reduzido do mecanismo final, a impressora inteira é alimentada usando uma bateria comum de laptops, o que significa que ela é portátil o bastante para ser facilmente transportada de um lugar para o outro. Os desenhos que devem são impressos são armazenados em um microcontrolador AVR.

(Fonte da imagem: Reprodução/SpritesMods)

Dose de criatividade

A ideia para criar o dispositivo veio quando Domburg foi visitar um amigo que estava fazendo os preparativos para seu aniversário de 25 anos. O colega desejava preparar 70 pequenos drinks com gelatina para os convidados e, para isso, fez uma quantidade de testes para saber se a consistência e a doçura estavam nos níveis certos.

Olhando para o conteúdo do copinho, o modificador notou que a gelatina tinha pequenas bolhas de ar presas em diversos pontos de altura. Isso deu a ele a ideia de pegar uma seringa e injetar o doce com corante alimentício para fazer desenhos personalizados, mas o amigo destacou que eles levariam muito tempo para fazer isso em todas as 70 doses. Domburg então se prontificou a resolver o problema e em alguns dias montou a impressora 3D.

(Fonte da imagem: Reprodução/SpritesMods)

O criador do aparelho disponibilizou até mesmo um tutorial ensinando a montar um dispositivo igual, o qual pode ser acessado no site SpritesMods (clique aqui).

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Impressora criada com drives de CD-ROM faz figuras 3D em gelatina [vídeo]