Impressora criada com drives de CD-ROM faz figuras 3D em gelatina [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Impressora criada com drives de CD-ROM faz figuras 3D em gelatina [vídeo]

As tecnologias por trás da impressão 3D vêm sendo utilizadas para uma ampla quantidade de atividades, da criação de células oculares para desenvolver um futuro sem cegueira até a fabricação de armas de próteses, peças mecânicas e armas de fogo. Aumentando ainda mais essa lista, o especialista em modificações Jeroen Domburg criou uma impressora capaz de fazer desenhos tridimensionais comestíveis dentro de pequenos copos de gelatina.

A impressora 3D foi feita com partes retiradas de drives de CD e DVD e montada sobre uma placa de madeira, com uma ponta de seringa movida em três eixos por motores retirados das peças de computador. A “tinta” (uma mistura de licor de banana, corante alimentício e amido de milho) é injetada na gelatina usando uma seringa comum.

Por conta das partes simples utilizadas e do tamanho reduzido do mecanismo final, a impressora inteira é alimentada usando uma bateria comum de laptops, o que significa que ela é portátil o bastante para ser facilmente transportada de um lugar para o outro. Os desenhos que devem são impressos são armazenados em um microcontrolador AVR.

(Fonte da imagem: Reprodução/SpritesMods)

Dose de criatividade

A ideia para criar o dispositivo veio quando Domburg foi visitar um amigo que estava fazendo os preparativos para seu aniversário de 25 anos. O colega desejava preparar 70 pequenos drinks com gelatina para os convidados e, para isso, fez uma quantidade de testes para saber se a consistência e a doçura estavam nos níveis certos.

Olhando para o conteúdo do copinho, o modificador notou que a gelatina tinha pequenas bolhas de ar presas em diversos pontos de altura. Isso deu a ele a ideia de pegar uma seringa e injetar o doce com corante alimentício para fazer desenhos personalizados, mas o amigo destacou que eles levariam muito tempo para fazer isso em todas as 70 doses. Domburg então se prontificou a resolver o problema e em alguns dias montou a impressora 3D.

(Fonte da imagem: Reprodução/SpritesMods)

O criador do aparelho disponibilizou até mesmo um tutorial ensinando a montar um dispositivo igual, o qual pode ser acessado no site SpritesMods (clique aqui).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.