Conheça a SLO: a câmera totalmente fabricada com impressora 3D

1 min de leitura
Imagem de: Conheça a SLO: a câmera totalmente fabricada com impressora 3D

Já faz tempo que as impressoras 3D deixaram de ser apenas produtos para confecção de objetos de decoração. Com a chegada de novos modelos, capazes de trabalhar com novos materiais, muitos profissionais resolveram levar a brincadeira para um nível elevado.

Este é o caso da câmera SLO, desenvolvida pelo estudante de design Amos Dudley, que desenhou todas as partes de uma câmera analógica — incluindo a lente — e criou um produto totalmente funcional com uma impressora Form 2 SLA.

Em postagem no seu blog oficial, Dudley comenta que poderia ter aplicado qualquer visual à câmera, mas preferiu focar em otimização para velocidade de impressão e usabilidade dos materiais. Os componentes foram produzidos separadamente, mas somente o obturador e a lente são módulos removíveis (para facilitar a personalização futura do objeto).

Vale mencionar ainda que o projeto é uma grande colcha de retalhos, com inspirações em várias peças — incluindo um obturador comum em câmeras lá da década de 1880. Diferente de outros projetos similares, a câmera SLO conta com lente também fabricada na impressora 3D, a qual foi produzida com uma resina transparente de alta qualidade.

Na parte traseira, há espaço para o filme (Dudley usou o Fujicolor Superia 400 para produzir fotos de demonstração), que fica totalmente isolado da luz e permite que a câmera funcione adequadamente. Os resultados das imagens não são incríveis, uma vez que a lente tem distância focal limitada e qualquer coisa além desse espaço fica desfocado.

Photos

O projeto é apenas de demonstração, então não espere encontrar a câmera para vender (pelo menos não por enquanto). De qualquer forma, o designer da SLO promete trabalhar em novas lentes e outras melhorias para incrementar a funcionalidade do produto. O que você acha da ideia de voltar para as câmeras analógicas?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.