Olá caros baixanautas! É com imenso prazer que retornamos a série de tutoriais Heroes, uma variedade de artigos para o GIMP que lhe auxiliará a aprender mais sobre este excelente editor e de quebra fará que suas imagens ganhem um toque especial de super poderes.

Previously on Heroes for GIMP (Anteriormente em Heroes para GIMP)…

Nos últimos artigos da série você pôde aprender sobre os poderes de pirocinese, relâmpago, radioatividade induzida e congelamento.

Prepare-se

O poder de hoje é baseado no personagem Bob Bishop, o qual tem como poder principal a Alquimia. Sim, o personagem pode alterar a matéria dos objetos, mas o que mais intriga aos telespectadores é a capacidade de transformar o que ele quiser em ouro. Portanto, prepare-se para “fazer ouro” com seu mouse.

Bob Bishop - O personagem com a habilidade de transformar objetos em ouro
Legenda: A imagem acima é de propriedade da Universal Channel.

Escolha uma foto

Como o tutorial tem o objetivo de transformar objetos em ouro, procure optar por uma imagem que tenha o foco voltado para um objeto específico. Caso você queira indagar que a transformação em ouro é um poder seu, tire uma foto com o dedo tocando a superfície do objeto.

Foto inicial

Selecione o objeto

Utilizando a “Free Select Tool” (Ferramenta de Seleção Livre) contorne todo o objeto que você vai transformar. Depois de demarcar os limites do objeto, copie-o.

Selecione o objeto

Cole em uma nova camada

O objeto copiado deve ser colado em uma nova camada com fundo transparente. Por isso, acesse o menu “Editar” e clique em “Colar”.

Colando a seleção em uma nova camada

Colorize o objeto

Vá ao menu “Cores” e clique em “Colorizar”. Este é um processo apenas para definir um pouco do aspecto de luminosidade do ouro, por isso, escolha a cor que desejar.

Colorize o objeto

Mapeando com degradê

É hora de adicionar o aspecto dourado ao objeto. Portanto, primeiro escolha o degradê “Golden” . E agora aplique o degradê através do menu “Cores”, no submenu “Mapear” escolha a opção “Mapear com degradê”.

Use um degradê de ouro para mapear seu objeto

Aplicando filtros

Para dar um toque mais realístico ao efeito de ouro, deve-se aplicar o efeito “Desfocagem Gaussiana Seletiva”, o qual vai embaçar um pouco o aspecto do ouro e por fim basta aplicar o filtro “Máscara de Desaguçar” para que ele fique mais brilhoso. Os valores dos filtros você pode escolher, se preferir utilize os mesmo valores da imagem abaixo.

Aplique os filtros para realçar mais o objeto

Brilho e contraste

Esta etapa é opcional, sendo que você só deve efetuá-la se não estiver satisfeito com o resultado do ouro. Clique em “Brilho e Contraste” no menu “Cores” e altere com os valores que preferir.

Aperfeiçoando as bordas

Caso sua imagem tenha ficado com algum serrilhado, você pode borrar essas partes para que a imagem pareça mais real. Seu resultado deve ter ficado semelhante ao mostrado abaixo.

Resultado final

O episódio de hoje acaba aqui! Aguarde, a série Heroes retorna em breve.

Cupons de desconto TecMundo: