Não é de hoje que profetas de todos os cantos do mundo versam sobre o Apocalipse, o fim do mundo.

Filmes, novelas, livros, contos, reportagens em incontáveis vezes já lembraram as palavras destes profetas do fim do mundo, deixando muita gente apreensiva.

Porém, enquanto o planeta não acaba, o Baixaki ensina você a destruir planetas... usando o GIMP! Este é um tutorial bem simples e é baseado na criação de Bernhard Stockmann. A versão do GIMP utilizado é a 2.4.7.

Para criar o seu planeta explodindo, você precisará da imagem de um solo rachando. Clique aqui e na nova página que abriu, clique com o botão direito do mouse para salvar a imagem em seu computador.

Explodindo planetas

O primeiro passo é criar uma nova imagem, com as dimensões de 700 x 700 pixels e preenche-la com a cor preta, utilizando para isto a Ferramenta de preenchimento (Shift + B).

Preencha a sua nova imagem com a cor preta

Agora, abra no GIMP a imagem do solo rachado, crie uma nova camada e então cole a imagem sobre ela. Utilize a Ferramenta de Redimensionar para deixar a imagem do tamanho do fundo (700 x 700).

Cole e redimensione a imagem de solo rachado

Depois de posicioná-la corretamente sobre o fundo, clique com o botão direito do mouse sobre a camada Seleção Flutuante (Camada Colada) e então escolha a opção Ancorar camada.

Ancore a camada colada à camada recém-criada

Agora é hora de transformar a camada em uma bola. Vá em Filtros > Mapear > Mapear Objeto. Configure esta opção igual ao exemplo abaixo:

Configure a opção Mapear Objeto como neste exemplo

A seguir, vá em Filtros > Realçar > Máscara de Desaguçar e adicione os seguintes valores: Raio = 20; Quantidade = 0,65; e Limite = 2. Então, vá em Cores > Inverter.

Inverta as cores

Depois, vá em Filtro > Distorções > Coordenadas Polares e desmarque todas as três opções nesta caixa. Se você fez tudo certo até agora, é provável que sua imagem esteja igual ou semelhante a esta:

Filtro > Distorções > Coordenadas Polares

O próximo passo é ir em Imagem > Transformar > Rotacionar 90° Horário. Depois, vá em Filtros > Distorções > Vento e configure assim este efeito: Estilo = Vento; Direção = Esquerda; Extremidade Afetada = Frente; Limite = 5; Força = 37. Aplique o filtro e depois pressione Ctrl + F para aplicá-lo novamente.

Filtros > Distorções > Vento

Seguindo com a criação de seu planeta em destruição, vá em Camada > Transformar > Rotacionar 90° Anti-Horário. Agora, para fazer sua imagem voltar a ser uma bola, vá novamente em Filtros > Distorcer > Coordenadas Polares e ative a opção Para Polar.

Filtros > Distorcer > Coordenadas Polares

 

Para dar um aspecto mais semelhante ao céu no fundo, você pode adicionar algumas “estrelas”. Para isso, selecione a camada de fundo vá em Filtros > Ruídos > Ruído HSV e aplique os valores da imagem abaixo:

Filtros > Ruídos > Ruído HSV

Ainda com a camada de fundo selecionada, vá em Filtros > Sombra e Luz > Cintilância e deixe os valores iguais ao do exemplo da imagem a seguir.

Filtros > Sombra e Luz > Cintilância

Agora, selecione a Ferramenta de Mistura (L) para usar um dégradé. Escolha o modelo Incandescent e marque a opção para invertê-lo.

Aplique o dégradé Incandescent

Para preencher o seu planeta com estas cores, vá em Cores > Mapear > Mapear com Degradê e pronto, você já tem o seu planeta explodindo e vários pedaços. É isso ai, pessoal, espero que tenham gostado e até o próximo tutorial.

Bum! Explodiu...

Este tutorial foi baseado no trabalho do usuário The Nick.

Cupons de desconto TecMundo: