Neste tutorial vamos ensinar como deixar suas letras com o doce efeito chocolate. Este efeito é bem simples de ser feito, porém é preciso prestar atenção nos passos para sua receita não passar do ponto. Quem está aprendendo a dar os primeiro passos no GIMP pode encontrar algumas dificuldades, mas, basta seguir a receita como a vovó fazia para não errar. Quem já trabalha com o editor de imagens, vai ver que transformar suas letras em chocolate é mais fácil do que roubar doce de criança.

Usamos a versão 2.6 do GIMP, portanto quem usa a versão anterior pode encontrar um pouco de dificuldade em encontrar as ferramentas caso não esteja familiarizado com elas. Antes que sua barriga comece a roncar vamos por a mão na massa.

Avental em mãos!

Em primeiro lugar, crie um novo arquivo com fundo branco. Assim que o arquivo abrir é hora de definir a cor do seu chocolate. A cor mais indicada é a 804000 e, para chegar até este tom, clique sobre um dos quadrinhos de cor na janela “Caixa de Ferramentas”. Nesta janela digite o número do marrom e clique em “OK”.

Escolha a cor do seu chocolate.

Mantenha na cor branca o outro quadrinho. Agora é hora de digitar o que você transformar em chocolate. Para que o efeito fique bem visível escolha uma fonte cheia, no nosso caso, escolhemos a Arial. Para escrever sua palavra ou letra, clique na ferramenta “Texto” (uma letra A ou T).

 

Escreva sua palavra.

Na janela de camadas, selecione a camada do texto e, clicando com o botão direito, selecione “Alfa para seleção”.

Primeiros passos.

Em seguida vá até o menu “Seleção/ Encolher”. Aí está a chave para o sucesso da sua letra de chocolate. Dependendo da fonte que você escolher ou da palavra, será necessário encolher mais ou menos. Se sua palavra possuir letras com curvas e retas será preciso adequar o encolhimento de acordo com a aparência. Este passo vai depender da palavra que você escolher, mas para dar um efeito brilhante à palavra BAIXAKI, encolhemos 4 pixels.

Encolha 4 pixels.

Em seguida vá até “Seleção/Enevoar” e na caixa de diálogo digite 1. Este comando borra um pouco a fonte e, para que o efeito não fique excessivo, usamos um valor baixo. Mantenha a palavra selecionada e siga para o próximo passo.

Na seqüência crie uma nova camada transparente e com opacidade 65% (ponto 1).

Defina a opacidade.

Com a nova camada selecionada, preencha a seleção da fonte com a cor branca.

Pinte sua palavra com branco.

Quando terminar de preencher com branco, selecione a ferramenta “Mover” e puxe a nova camada de acordo com o exemplo.

Mova para dar o efeito de sombra.

Lembre-se que aqui se aplica o mesmo caso das letras com curvas e retas. Dependendo do tamanho que você definiu para encolher a imagem, não será necessário mover, porém se você preferir mais sombra no seu chocolate pode mover da forma que desejar.

Depois de mover (ou não) sua imagem, vá novamente até “Seleção/Enevoar”, mas agora o número de pixels é 4. Depois que aplicar o efeito, dê o comando “Limpar” duas ou três vezes. No caso do GIMP 2.6 a tecla de atalho é “Delete”, mas se você estiver usando a versão anterior o atalho é “Ctrl+K" assim que acabar a limpeza, desfaça a seleção (Ctrl+Shift+A).

Sua palavra está pronta.

Quando desfizer a seleção, o resultado obtido será semelhante ou igual à figura de cima. O texto ficou com aparência parecida com a textura de um chocolate, mas ainda dá para melhorar um pouco. Se você gostou do resultado, pode deixar assim mesmo.

Um toque a mais

Alterne a cor de funco para chocolate.

Para deixar seu texto ainda mais apetitoso, em primeiro lugar, inverta as cores de fundo (1) e crie uma nova camada com fundo transparente.

Ainda na janela camadas, selecione a segunda camada da lista (1), clique nela com o botão direto e, em seguida, “Alfa para seleção”. Clique na primeira camada (2) para ativá-la.

Mude a ordem das camadas.

A parte selecionada ficará piscando assim como na figura.

Seleção ppara pintar.

Para deixar seu chocolate com mais brilho, usaremos o “Aerógrafo”. Para que ele fique na medida, configure a ferramenta conforme a figura. Use um pincel suave para não desfocar demais.

Configure o aeróglifo.

Quando terminar a configuração, dê um zoom na imagem utilizando a letra “Z” e controle o grau de aumento com a tecla “Ctrl”. Assim que aumentar a imagem passe o “Aerógrafo” nos cantos selecionados. Assim que acabar, elimine a seleção (Ctrl+Shift+A) e novamente altere a posição das cores (fundo branco). Crie uma nova camada, no caso chamada sombras, com fundo transparente, modo “Multiplicar”, Opacidade 75% e a posicione como indicado na figura.

Posicione a camada de acordo com a figura.

Para aplicar um efeito degradê, configure a ferramenta “Mistura” conforme a figura.

Configure a mistura.

Na camada onde você escreveu a palavra ou texto, selecione a ferramenta “Texto para a seleção”, na seqüência, volte para a camada “Sombras” e aplique a mistura de baixo para cima. Dica: mantenha o “Ctrl” apertado para que o efeito fique em linha reta.

Selecione Texto para seleção na camada do texto.

Se você quiser dar mais efeito ao seu chocolate, diminua a opacidade para 50 e aplique o efeito de cima para baixo.

Aplique a mistura de baixo para cima.

Retire a seleção (Ctrl+Shift+A) e pronto! Sua letra de chocolate acabou de sair da fôrma. Veja que com efeitos simples e um pouco de paciência é possível criar um belo trabalho. É claro que este tutorial apenas dá a direção de como fazer a letra, agora que você já sabe os passos, faça do seu jeito, ou seja, adapte cada alteração ao seu gosto ou necessidade.

HUMMMM!

Seu cholate pronto! Hummmm

Cupons de desconto TecMundo: