Efeitos, filtros, texturas, e diversos outros detalhes compõem os jogos, porém há diversos termos que estão nas configurações dos games e nem sempre são bem explicados. Se você já viu em jogos a palavra “Bloom” e não sabia o que era, está na hora de aprender.

O que ele faz?

Também conhecido como Light Bloom ou Glow, o termo faz referência a um efeito utilizado em jogos, o qual tenta reproduzir os efeitos de iluminação do mundo real. Por exemplo, cada vez que você observa uma janela muito grande e os raios do sol passam pelo vidro, você vê uma grande luminosidade entrando, e isso que o Bloom tenta recriar.

Nos jogos mais antigos era raro ver algo relativo à iluminação que parecesse real, mas com o Bloom tudo mudou. Mudou tanto que muitos até reclamam pela “super realidade” que o efeito cria. Super realidade? Sim, se na vida real você enxerga uma determinada quantidade de brilho, pode ter certeza que se está mesma cena for reproduzida em gráficos computacionais, o brilho será tão intenso que começa a fugir da realidade.

Fuga da realidade...

O efeito exagerado...

Além do excesso de efeito nos lugares certos, o Bloom muitas vezes desagrada alguns jogadores devido à adição de efeito onde não é necessário. Isso é claramente notável em games onde objetos inanimados parecem até ser fontes de luz, o que na realidade não acontece.

A Física explica claramente que qualquer objeto que enxergamos, recebe e reflete luz, mas poucos são os que emitem. Nos jogos nem tudo obedece as leis da física, e por isso que alguns objetos — como flores, grama, paredes e muitos outros — não se assemelham aos reais.

Em alguns jogos já outras efeitos que vieram para substituir o Bloom, e um deles é o HDR (High Dynamic Range) Rendering. Aparentemente o novo filtro consegue representar a realidade com um maior nível de detalhes, mas é evidente que para utilizá-lo é necessário placas mais robustas. Vale ressaltar que o Bloom não foi aposentado e o que muitos jogos agora trazem é a opção para o jogador escolher qual prefere utilizar.

Muita luz deixa o efeito irreal

Apesar de muitos desenvolvedores aplicarem o efeito de maneira errônea, há aqueles que sabem utilizar o efeito e não fogem tanto do que vemos no mundo físico.

Cupons de desconto TecMundo: