O GIMP é um editor excelente e que possibilita ao usuário comum realizar tarefas de um profissional. Muitos se perguntam como os designers criam imagens tridimensionais e com aspectos bem realistas, e hoje chegou a sua vez de aprender a criar uma imagem tridimensional.

Ao trabalho...

Apesar de parecer simples, a tarefa de “criar" uma bola de cristal não é tão fácil. Então reserve um bom tempo, prepare-se para utilizar o "Ctrl+Z" e siga os passos abaixo:

1) Crie uma imagem com dimensões de 600 pixels — para isso acesse o menu “Arquivo” e clique em “Nova...”. Agora digite 600 na caixa de altura e o mesmo valor na caixa da largura.

Criar nova imagem

2) Na janela de camadas, duplique a camada “Fundo” — clique com o botão direito sobre a camada e pressione sobre a opção “Duplicar Camada”.

Duplicar camada

3) Selecione uma textura de sua preferência — as texturas ficam localizadas na mesma caixa das camadas. Em nosso teste selecionamos a textura Parque #2.

Selecione a textura

4) Preencha a camada “Fundo“ com a textura — essa tarefa é realizada através das teclas “Ctrl + ;” ou pelo menu “Editar” na opção “Preencher com textura”.

Preencher com Textura

5) Agora vamos redimensionar a camada “cópia de Fundo” — na mesma janela de camadas você irá clicar com o botão direito sobre a camada, e selecionar a opção “Redimensionar camada”. Selecione os valores de 300 pixels na altura e na largura.

Redimensionar camada

6) Como nossa bola de cristal não pode flutuar, é necessário primeiramente criar um chão, e é justamente por isso que utiliza-se duas camadas. Com as duas camadas você irá criar o chão através da “Ferramenta de Perspectiva”. Após selecionar a ferramenta, você deve utilizar seu mouse para encaixar a textura da camada maior na camada menor (mas apenas arraste os cantos superiores, os inferiores devem permanecer intactos), veja a figura abaixo:

Usando a ferramenta Perspectiva

Vale ressaltar que para você visualizar a camada “cópia de Fundo” por cima da camada “Fundo”, você deve apenas arrastá-la para cima da outra na janela de camadas.

7) Agora que já temos o chão, vamos criar a bola de cristal. Selecione a “Ferramenta de Seleção Elíptica” e faça uma circunferência sobre a camada “Fundo”. Para fazer uma circunferência perfeita, você deve utilizar a tecla Shift junto com o mouse. Note que o tamanho é de sua preferência, e em nosso exemplo utilizamos 100 pixels (a dimensão da elipse é exibida na barra inferior do GIMP).

Criando uma circunferência

8) Copie esta seleção apertando “Ctrl + C” ou através do menu “Editar” (na opção “Copiar”). Crie uma nova camada na janela de camadas (a camada deve ser transparente, ter as dimensões de 600 pixels na largura e na altura, e de preferência renomeie a camada para: Bola de Cristal) e cole a seleção através das teclas “Ctrl + V” — talvez você perceba que a seleção não colou corretamente, e ficou aparecendo uma nova camada com o nome “Seleção Flutuante”. Para colar a seleção corretamente apenas clique em algum lugar da sua camada ”Bola de Cristal”.

Criar nova camada

9) Se ocorrer de após você colar a seleção, o GIMP acabar retirando a seleção da imagem, você deve selecioná-la novamente com a “Ferramenta de Seleção Elíptica”. Antes de aplicar o aspecto tridimensional na bola de cristal, talvez seja interessante você ocultar a camada “Fundo” — para ocultar apenas clique no olho na janela de camadas. Para tornar a circunferência em uma esfera é bem simples, basta utilizar um o filtro “Deformação Interativa”. Você pode encontrar este filtro através do menu “Filtros”, na opção de “Distorções”.

Deformação Interativa...

10) Uma janela é exibida a você apresentando algumas opções relativas a deformação que você deseja efetuar. Caso você tenha criada uma circunferência com as dimensões de 100 pixels, os valores a serem utilizados serão os seguintes:

A opção Aumentar deve ser marcada.
O “Raio de deformação” deve ter o valor 75
O item “Quanto deformar” deve ter o valor 0,30
E a opção Bilinear deve ser utilizada.

Valores

Para deformar, você deve arrastar seu mouse do ponto A até o ponto B. Observe o exemplo abaixo:

Arraste seu mouse do ponto A para o ponto B

Nesse instante, sua figura deve estar parecida com a nossa:

Bola de cristal no meio do processo

11) Para deixar a esfera com um aspecto mais real, vamos utilizar sombras e luzes. A primeira sombra q você deve criar é na parte de cima da esfera, tornando o contorno mais forte. Para realizar essa tarefa, utilize a “Ferramenta de Pincel”. Confira os valores utilizados em nosso exemplo:

Modo: Normal
Opacidade: 30,0
Pincel: Circle Fuzzy 11
Escala: 1,00

Aplicando uma sombra em cima da bola

Caso ache melhor, utilize a ferramenta zoom para obter maior perfeição na sombra.

12) Continuando com o esquema de luzes e sombras, agora vamos colocar um pontinho branco de luz para mostrar de qual ângulo especificamente a luz está entrando. Portanto utilize novamente a “Ferramenta de Pincel” e use os valores abaixo:

Modo: Nomal
Opacidade: 100,0
Pincel: Circle 11
Escala: 1,00
Cor: Branca

Note que em nosso exemplo colocamos o pontinho branco na parte superior do lado direito, porém você pode inserir onde achar melhor.

Reflexo na bola

13) Como o pontinho não parece exatamente o reflexo da luz, você deve utilizar a “Ferramenta de Borrar” para transformar o pontinho. Clique sobre o pontinho, e vagarosamente arraste o mouse no mesmo formato da esfera. Veja na figura do item 12 como borrar o pontinho, espalhe o pontinho na mesma direção das setinhas.

14) O último passo é a inserção de uma sombra da bola. Por isto, vamos a ela: crie uma nova camada (dê o nome que preferir a nova comada) entre as camadas “Bola de Cristal” e “Fundo”— para colocar entre as camadas, você deve apenas arrastar a nova camada na janela de camadas. Utilize a “Ferramenta de Seleção Elíptica” e crie uma elipse ao lado esquerdo da bola. Esta elipse deve ser criada na parte inferior da bola, e ela deve ser totalmente preenchida com a cor preta. Após pintar ela, desfaça a seleção da elipse (Clique Shift+Ctrl+A ou clique no menu “Seleção” e selecione a opção “Nada”).

Criando a sombra da bola

Agora vamos transformá-la em uma sombra, portanto, clique no menu “Filtros” na opção de “Desfocar” utilize a ferramenta “Desfocagem Gaussiana”. Os valores que você deve utilizar são apresentados abaixo:

Raio de Desfocagem
Horizontal: 23,0 px
Vertical: 23,0 px

Desfocagem na sombra

Prontinho... sua Bola de Cristal está finalizada! Agora se você preferir pode unir as camadas, jogar um efeito de luz no cenário todo, ou modificar ao seu gosto!

Pronto!

Evidentemente há outros meios de chegar a tal resultado, inclusive utilizando mais camadas ou filtros específicos para as sombras, no entanto, optamos por um método mais fácil e rápido! Fique antenado para mais truques do GIMP, o Baixaki vai lhe trazer todos muito bem detalhados!

Cupons de desconto TecMundo: