Com a chegada das câmeras digitais e a possibilidade de colocar as fotos no computador, um novo mercado de programas precisaria ser criado. Agora, usuários comuns precisariam de novas ferramentas para criar, editar e manipular suas imagens de formas inovadoras.

Em pouco tempo, surgiriam vertentes de aplicativos que ajudariam a organizar melhor as imagens acumuladas no disco rígido, facilitando um pouco a vida de todos. Vamos avaliar aqui alguns dos programas mais conhecidos do gênero, apontando seus destaques, pontos positivos e negativos, além de sugestões para o uso de cada um em específico.

ORGANIZADORES

Programas que facilitam a organização para quem tem centenas de imagens no seu disco rígido são indispensáveis para quem é aficionado por fotos. Apontaremos aqui alguns dos maiores sucessos atuais para o gênero, entre aplicativos instalados no computador e serviços totalmente online.

Picasa

Se organizar imagens de um modo simples e eficaz é o problema, o novo Picasa é sem dúvida a melhor opção para a tarefa. O aplicativo é praticamente impecável em quase todos os critérios referentes à organização de imagens, deixando para traz até mesmo os programas pagos do gênero.

Ele contém filtros interessantíssimos, como a opção de exibir apenas imagens com faces presentes, filtrando os resultados de forma eficaz. Há um completo editor para aplicar efeitos simples e muito úteis, como suavização, correção de cores e saturação, entre dezenas de outros.

O melhor organizador de imagens da história.

Prós

Facilidade em organização imbatível, ganhando de todos os concorrentes no mercado.

Interface intui

tiva e muito bem elaborada, apresentando funções bem distribuídas pelo aplicativo.

Filtragem de imagens por diversos aspectos, incluindo exibir apenas imagens com faces de pessoas presentes.

Edições simples e efic

azes para as fotos, que permitem aplicar efeitos sem complicações.

Integração online com o Picasa Web, permitindo fazer upload das fotos em poucos segundos.

Criação de slideshows, colagens, protetores de tela, entre outros.

Faça montagens e diversos projetos interessantes.

Contras

Visualizador de imagens muito complexo, o que torna o processo confuso.

Faltam ferramentas de edição para usuários avançados.

Para quem é indicado

O Picasa é o melhor aplicativo disponível no mercado para organizar e fazer edições comuns às suas imagens. Se você tem centenas de fotos e precisa de uma maneira eficaz para organizá-las, o download do programa é altamente recomendado.

Adobe Photoshop Album

Como não poderia ser diferente, a Adobe, líder no mercado de programas exclusivos para edição de imagem, disponibilizou uma versão totalmente gratuita do seu organizador de imagens. O aplicativo é extremamente leve e pode ser rodado em qualquer computador com configurações comuns de hardware.

No entanto, ele apresenta poucas ferramentas de correção, permitindo mudar apenas aspectos de cor, contraste e remoção de olhos vermelhos nas fotos, além de uma opção para recortá-las. Uma das funções interessantes dele é um filtro em forma de linha do tempo, exibindo as imagens no ano em que foram inseridas no computador.

Organize suas fotos com facilidade.

Prós

Leve em utilização de memória e processamento, sem causar problemas para o computador.

Interface simples, apresentando as funções principais reunidas em sua janela principal.

Visualização de imagens funcional e muito leve.

Contras

Poucas ferramentas para retocar as imagens.

Poucos modos de visualização e criação de álbuns individuais.

Para quem é indicado

O Adobe Photoshop Album é, resumidamente, uma boa opção para quem procura uma ferramenta para organizar imagens no computador. O aplicativo conta com algumas opções simples para retocar as imagens, em cores, saturação e retirada de olhos vermelhos nelas.

HP Photosmart Essential

A HP também possui um eficiente organizador de imagens, que, embora seja menos conhecido que os maiores programas do gênero, apresenta qualidades que o tornam uma boa indicação. O aplicativo permite organizar sua pasta principal de fotos, aplicando pequenos ajustes à elas em questão de segundos.

É possível criar álbuns interativos, além de books de imagens, de um modo muito simples. É possível visualizar todas as imagens em grade ou em tabela, facilitando encontrar qualquer uma delas. Também há integração online com o aplicativo, o que o torna uma boa opção para o gênero.

Um organizador leve e funcional.

Prós

Interface muito bem elaborada, com funções divididas em cada parte do aplicativo.

Criação facilitada de álbuns e books de fotos.

Integração para impressão em qualidade com impressoras HP.

Contras

Poucas opções de retoques e edição.

Limitações para manipular diversas pastas ao mesmo tempo.

Para quem é indicado

O software da HP para organizar imagens é uma boa pedida para usuários menos exigentes quanto à grandes possibilidades. Ele apresenta características simples e funcionais, permitindo a qualquer um organizar suas fotos de um modo prático.

flickr

Como não poderia faltar, o flickr apresenta um dos melhores aplicativos para organizar suas fotos, mas, desta vez, em um método totalmente online. O serviço permite que o usuário faça upload das imagens, retoque-as em seguida, deixando-as prontas para serem publicadas.

Organizar os arquivos através do programa é muito simples e intuitivo. É possível dividí-los em álbuns e categorias de fácil acesso, tudo sem instalar nada em seu computador. Outra grande vantagem do flickr é poder mostrar suas fotos rapidamente para amigos, enviando seus respectivos links em segundos.

Confira este excelente serviço de imagens online.

Prós

Totalmente online e funcional.

Permite enviar, organizar, editar e publicar imagens rapidamente.

Serviço muito completo, sem falhas nos uploads

Contras

Requer boa conexão com a Internet, em especial para fotos pesadas.

Recursos básicos de edição e organização.

Para quem é indicado

Se você tem boa conexão para fazer upload de suas fotos preferidas, o flickr pode ser uma excelente opção para organizá-las de forma fácil e intuitiva, através de um serviço totalmente online. Nele, você poderá editar, organizar e publicar suas fotos para todos os seus amigos, sem complicações.

CRIE APENAS ÁLBUNS VIRTUAIS

Caso você já tenha suas ferramentas de edição e publicação de imagens e gostaria de um aplicativo apenas para criar pequenos álbuns virtuais, tente um dos programas listados abaixo. Eles são mais simples que os já citados, mas dão conta do recado na criação de álbuns de fotos.

Picaboo

Se criar álbuns semelhantes aos reais é o que você precisa, baixe o Picaboo agora mesmo. O aplicativo é muito interessante e apresenta todas as ferramentas necessárias para a criação de um bom álbum de fotos interativo.

Faça álbuns como na vida real em segundos.

Basta fazer o download do aplicativo, aguardar que ele baixe os temas e começar a utilizá-lo. Tudo que você tem a fazer para criar os álbuns é selecionar o tipo de projeto a ser feito e as imagens que serão inseridas logo em seguida.

É possível salvar seus álbuns para ver mais tarde e editá-los posteriormente. A interface do programa é excelente e muito fácil de ser usada, sem complicar para o usuário. Baixe agora mesmo o Picaboo e crie álbuns iguais aos da vida real.

Cupons de desconto TecMundo: