Izitru: a ferramenta que identifica imagens falsas na internet

1 min de leitura
Imagem de: Izitru: a ferramenta que identifica imagens falsas na internet

É muito provável que você já tenha encontrado fotos editadas pela internet, como pessoas que se colocam ao lado de seus músicos preferidos, por exemplo. Na maioria das vezes, essas imagens são inofensivas, mas a internet contém diversas fotografias modificadas de maneira séria e que podem enganar pessoas de formas variadas.

Pensando nesse problema, o pessoal de uma startup chamada Fourandsix criou uma ferramenta online que se chama Izitru. O objetivo desse recurso é bem simples: identificar a autenticidade de imagens que foram postadas na internet. Com isso, fotógrafos podem defender seus trabalhos e outras pessoas evitam acreditar em algo que não existe.

Ok, mas como funciona?

Assim como já citamos acima, o Izitru é uma ferramenta online, de maneira que você apenas precisa clicar aqui para acessá-la. O processo de funcionamento é bem simples, já que basta você realizar o upload da fotografia desejada (no formato JPEG) e esperar que o processo pela procura por edições de qualquer tipo aconteçam — mudança de cores, recortes, coisas deste gênero.

A utilização é completamente gratuita, sendo que os fundadores da companhia esperam gerar dinheiro com uma API para outros sites. Com isso, bastaria você postar uma imagem no seu site para que ela fosse avaliada e o certificado de autenticidade fosse emitido automaticamente.

Encaixando-se em diferentes finalidades

De acordo com o que foi dito pelo chefe executivo da companhia, Kevin Connor, a intenção é a de levar as imagens até as suas fontes, até os seus donos. Além de servir como uma espécie de comprovação de qualidade, por assim dizer, o Izitru permite que você poste a sua imagem em qualquer rede social logo depois da avaliação.

A Fourandsix também frisou que a utilidade não é somente para redes sociais ou para que as pessoas apenas apreciem uma imagem que não contém retoques. Com a autenticação do Izitru, é possível mandar fotos por email, por exemplo, para organizações sérias de diferentes tipos, clientes ou chefes.

Caso você duvide da qualidade deste novo produto, vale lembrar que Kevin Connor foi vice-presidente de gerenciamento de produto da Adobe e que Hany Farid imagem forense por anos — e os dois são os fundadores da Fourandsix.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.