Uma assinatura com as informações corretas pode ser uma ferramenta extremamente útil em emails. Esta é uma opção ainda pouco utilizada, mais explorada em contas empresariais.

Informação é um item essencial e, se você enviar para o destinatário várias alternativas de comunicação – como telefone, endereço, Twitter e Facebook – pode dinamizar o contato entre vocês.

O Gmail disponibiliza uma ferramenta para criação de assinaturas completas, com uso de imagens e links. É possível realizar isso de duas formas, vamos mostrar como ativar estas opções e deixar seus emails com aspecto mais profissional.

Pré-requisitos
Para ter acesso a esta função, é necessário ter uma conta no Google e habilitar seu email através do Gmail.

Gmail

Através das configurações do Gmail
Para criar uma assinatura através das Configurações do Gmail é mais simples, porém, você não pode fazer upload de uma imagem. Para isso, ela deve estar hospedada em um site. Acesse as configurações do Gmail e selecione a opção “Assinatura”.

Gmail

Agora, o email do Google oferece opções de Rich Text assim como no corpo do email. Dessa forma, é possível configurar sua assinatura com cores e tamanho de letra, além de adicionar links.

Assinatura

Para inserir uma imagem, clique no ícone destacado na imagem abaixo e, em seguida, insira o link da imagem.

Imagem

Imagem

Se desejar também é possível colocar um link na imagem, basta selecioná-la e clicar para inserir um link no texto. Este é um formato mais simples, e que permite a criação de apenas uma assinatura, que estará vinculada a todas às suas mensagens.

Outra opção é a utilização do Google Labs, que permite que você faça upload das imagens e salve várias assinaturas diferentes.

Através do Google Labs
O Google Labs é um serviço direcionado para novos experimentos e desenvolvimento de complementos para os serviços do próprio Google. Não é necessário instalar nada em seu computador. Com alguns passos simples vamos habilitar dois serviços para criar as assinaturas.

Primeiro, clique em “Configurações”, no canto superior direito da página (1). Nas abas que aparecem, clique em “Labs” (2).

Configurações   

Labs

Os serviços que você deve habilitar são “Respostas predeterminadas” e “Inserção de imagens”. Selecione a opção para ativá-los e clique em “Salvar alterações”.

Respostas predeterminadas

Inserção de imagens

Salvar alterações

Crie sua assinatura
Se você alterar a opção “Assinatura” nas configurações, não pode adicionar imagens ou links. “Respostas predeterminadas” permite que você crie um texto que fica salvo na sua conta do Gmail e pode ser inserido somente nas mensagens que você desejar.

Portanto, a primeira coisa que deve ser feita é eliminar a sua assinatura – caso você tenha criado uma nas configurações. Para isso, selecione “Configurações” novamente – canto superiro direito – e clique em “Geral”.

Configurações gerais

Na opção “Assinatura”, selecione “Sem assinatura” e clique novamente em “Salvar alterações. Dessa forma, sua assinatura não aparece duplicada. Agora você pode criar uma nova, utilizando o serviço “Respostas predeterminadas”.

Desabilitar a assinatura

Nova assinatura

Inserir imagemClique em “Escrever email” para redigir uma mensagem. É no campo de email que sua assinatura vai ser criada. Escreva o texto que desejar (seu nome completo, telefone, endereço, etc.). Para inserir uma imagem, clique no ícone na Barra de tarefas, como indicado ao lado.

É possível carregar uma imagem do seu computador (1) ou inserir o link de uma que já está hospedada na internet. Assim que o desenho for carregado, clique em “Enviar arquivo...”.

Inserir imagem

Para criar um link em uma imagem, selecione a que desejar e clique no ícone indicado abaixo:

Inserir link

Insira o endereço da web desejado e clique em “OK”.

Inserir link

Depois que sua assinatura estiver pronta, é necessário salvar o que foi criado. Logo abaixo da caixa de “Assunto” do email, clique em “Respostas predeterminadas” e selecione “Salvar”. É possível criar várias assinaturas diferentes e designar um nome para cada uma delas.

Salvar assinatura

Sempre que desejar inserir sua assinatura completa em uma mensagem, clique novamente em “Respostas predeterminadas”. Logo abaixo de “Inserir”, sua nova assinatura aparece, exibida pelo nome criado por você.

Inserir assinatura na mensagem

De uma forma simples, é possível fornecer várias informações importantes de contato, para que você seja encontrado em todos os lugares e não perca nenhuma oportunidade!

Assinatura

Cupons de desconto TecMundo: