Quer criar animações? Confira aqui as melhores opções de programas

2 min de leitura
Imagem de: Quer criar animações? Confira aqui as melhores opções de programas

GIFs animados, banners em Flash e vídeos de animação 3D. É quase impossível imaginar sites que não apresentem pelo menos um desses formatos inseridos nas suas páginas ao navegar pela internet hoje. Mas se além de ver esses conteúdos você também quiser criá-los, a seleção abaixo vai ajudar a escolher as ferramentas certas para o material que você quer produzir.

Animações 3D
Panorama geral de programas 3D

3D Canvas

Preferido pelos iniciantes, o 3D Canvas oferece uma porta de entrada ao mundo das animações tridimensionais. Como tudo pode ser feito apenas com o mouse, partindo de uma interface intuitiva, esta é uma boa opção para quem está começando.

3D Flash Animator

O Flash é um dos formatos mais constantes da web e ao mencionar 3D, a melhor solução existente é o 3D Flash Animator. O programa permite a criação de cenários complexos e até mesmo jogos, sem precisar de comandos complexos demais para isso.

3D Studio Max

Uma das ferramentas-padrão do mercado para a criação de cenários e animações 3D. Este aplicativo tem uma gama completa de controles para o usuário que já entende o funcionamento das ferramentas de animação 3D.

Blender

Quando se fala em 3D, o Blender é a ferramenta gratuita mais poderosa que você pode encontrar. Dispondo de ferramentas para controlar líquidos, partículas, colisões, e até mesmo áudio, o Blender está na linha-de-frente dos editores 3D.

Animações 2D

Vetores e animações 2D

Adobe Flash CS4

O programa mais conhecido para a criação de animações vetoriais para a web dispensa apresentações. A versão CS4 vem integrada aos outros aplicativos da Creative Suite, como o Photoshop e o Illustrator.

Pencil

Para fazer animações tanto a partir de vetores quanto de imagens bitmap, o Pencil é uma excelente escolha gratuita. Longe de ser um substituto para o Flash, este aplicativo é mais voltado à animação mais tradicional e é ideal para quem já faz esse tipo de criação.

GIFs Animados

Divirta-se criando GIFs animados

Babarosa GIF Animator

Pequeno e fácil de usar, o Babarosa GIF Animator permite tanto a importação de imagens externas quanto a criação de desenhos dentro do próprio programa.

GIF Movie Gear

A opção profissional para a criação de GIFs animados para a internet. Capaz de preparar sua animação para a internet, otimizando cores, tamanho, dimensões e até mesmo gerando o código HTML para inclusão do arquivo num site.

Pivot Stick Figure Animator

Este editor de GIFs animados é uma boa pedida para quem não tem familiaridade com desenhos complexos, e quer apenas se divertir com bonecos-palito ou outras formas simples.

Stykz

Uma divertida ferramenta para criar bonecos-palito facilmente, e animá-los a partir de pontos de movimento. Um pouco trabalhoso por trabalhar animando quadro-a-quadro.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.