Você sabe o que é a tecnologia IPS?

2 min de leitura
Imagem de: Você sabe o que é a tecnologia IPS?

Se você der uma olhada nas especificações técnicas de qualquer monitor ou TV LCD, certamente irá se deparar com diversos itens que não está familiarizado. São novas tecnologias que, muitas vezes, trazem variações mínimas de qualidade para o usuário, mas podem representar grandes avanços tecnológicos para a indústria.

No caso dos monitores e TVs, dois itens são os maiores objetos de estudo: diminuição do consumo de energia e aumento da qualidade de imagem e projeção. Uma das tecnologias que atende esse quesito e que chegou recentemente no Brasil é a IPS (In-Plane Switch).

Como funciona?

A tecnologia IPS (In-plane switching) é uma variação da tecnologia LCD. A diferença está nos cristais líquidos, que são alinhados horizontalmente ao invés do tradicional alinhamento vertical. Isso permite que o sistema chegue a taxas de atualização de até 240Hz (numa comparação direta, as telas convencionais de LCD têm uma taxa entre 60 e 75Hz).

TV LCD Viera da Panasonic

O resultado disso é um maior ângulo de visão: 178° contra 160° das LCDs. Isso permite que o espectador fique um pouco de lado em relação à TV e, ainda assim, mantenha um campo perfeito de visão. A qualidade da imagem é garantida também pelo baixo tempo de resposta, ideal para cenas de movimento.

A tecnologia IPS pode ser utilizada em TVs com um mínimo de 17” e um máximo de 52”. Já em monitores o intervalo é menor: mínimo de 20” e máximo de 30”.

Novidade já tem mais de uma década de estudos

A tecnologia não é nova. Na verdade já tem mais de uma década. Ela foi desenvolvida pela Hitachi em 1996 tendo como objetivo melhorar o ângulo de visão e a reprodução de cores. A idéia era se aproximar ao máximo do sistema de reprodução de cores dos monitores CRT.

Tecnologia IPS proporciona maior fidelidade de cores

No Brasil uma das pioneiras a utilizar a tecnologia IPS foi a Panasonic. Atualmente, a marca disponibiliza o sistema em três modelos de televisores, todos da linha Viera, em telas LCD que variam de 32 a 37 polegadas. Outra empresa que agora está lançando no mercado TVs que utilizam esse sistema é a LG.

Preços compatíveis

Embora a tecnologia IPS apresente um ganho considerável de imagem, nem por isso o valor dos produtos que trazem esta novidade tiveram um aumento considerável. Em geral, aparelhos com IPS estão na faixa de preço dos demais concorrentes diretos do mercado.

Por isso vale ficar de olho na hora de escolher a sua TV. São pequenos detalhes nas características que, muitas vezes, fazem mais diferença do que um aparelho mais caro ou mais imponente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.