Photoshop: aprenda a utilizar os modos de mesclagem

5 min de leitura
Imagem de: Photoshop: aprenda a utilizar os modos de mesclagem

Não foi à toa que o Adobe Photoshop se tornou um software de referência para quem trabalha com edição de imagens.  A facilidade de uso e o grande número de funções que o programa apresenta fazem com que seja possível realizar tarefas complexas praticamente apenas combinando comandos simples.

Uma das importantes funções que o programa da Adobe apresenta é o Blending Mode. Traduzindo, o Blending Mode é um método de mesclagem de camadas. Sua importância é fundamental, uma vez que com o conhecimento básico desta função, você poderá aprimorar a qualidade das montagens, fusões e, até mesmo, efeitos de luz e sombra de suas imagens.

Mas primeiro vamos entender qual é o conceito de camadas do Photoshop. Para este tutorial vamos tomar como base o Adobe Photoshop CS3. O programa entende cada imagem ou cada nova alteração que você acrescente em um arquivo como uma camada. Portanto, se sua intenção é fundir duas ou mais imagens em uma só, cada uma delas irá representar uma camada.

Organizando e entendendo a área de trabalho

Menu de seleção dos modos de mesclagemPor padrão as camadas são acrescidas sempre sobrepostas umas às outras. Você pode conferir as camadas de uma determinada imagem na janela Layers (camadas), no lado direito da sua tela. Se ela não estiver visível, selecione a opção Windows (janelas) e ative o menu Layers (camadas). Você também pode utilizar a tecla de atalho F7.

Com a janela das Layers ativa, você pode clicar no primeiro menu logo abaixo da guia intitulada Layers. Por padrão deve estar selecionado o modo Normal.

Clicando na seta você abre um submenu com 25 opções em Blending Modes (modos de meclagem). É a utilização deles que permitirá a fusão de imagens.

Além do modo de mesclagem, você pode definir a Opacity (opacidade) com que esse efeito será aplicado. A opacidade por ser mais suave (0%) ou mais intensa (100%). Você pode ajustar e regular a intensidade de acordo com seu objetivo em cada ação.

Uma dica importante aqui. Quando você está trabalhando com poucas imagens é fácil identificar qual delas está em cada uma das camadas. Mas em trabalhos mais complexos, a composição de uma foto pode ficar com 20, 30 ou mais camadas. Por isso, acostume-se desde já a renomear cada uma das camadas.

Evite nomes genéricos como camada 001 ou imagem 001. Prefira títulos mais descritivos que identifiquem a imagem ou o efeito que você está utilizando em cada camada.

Um exemplo prático

Agora que você já entendeu o conceito de mesclagem de camadas e conheceu um pouco sobre o funcionamento de cada um dos modos disponíveis, vamos partir para um exemplo prático e bem simples.

Neste tutorial vamos aprender a utilizar o Blending Mode para criar um retrato em sépia, com a fusão de duas imagens. Para isso vamos utilizar as duas imagens abaixo:

Imagem 1 - http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=732744
Imagem 2 - http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1156484

O uso das imagens é gratuito para esse tutorial, mas para acessá-las é preciso fazer um breve cadastro no site.

Com as duas imagens abertas, a primeira coisa que você precisa fazer é  arrastá-las para um novo documento. Vá a File > New e defina sua área de trabalho com 500 pixels de largura (width) e 693 pixels de altura (heigh).

Área de trabalho no Photoshop


Janela de layersCom a ferramenta Move selecionada, clique em qualquer ponto da foto do casal e arraste a imagem para a área de trabalho em branco. Faça o mesmo com a foto dos dois andando ao  por-do-sol na praia.

Na sua janela de Layers você deve ter agora a seguinte situação. Uma camada chamada background e as layers 1 e 2 das fotos que você inseriu.

Para este exercício você pode selecionar a camada background e deletá-la.

Você deve ter percebido que as imagens são muito maiores que a sua área de trabalho. Vamos agora redimensioná-las. Clique na Layer 1 e faça o comando CTRL+T.

Você irá selecionar toda a foto. Clique em uma das extremidades dela e, com a tecla SHIFT pressionada, arraste a imagem até suas dimensões caberem na área de trabalho.

Ao terminar clique novamente na ferramenta Move e selecione Apply na caixa de diálogo que irá aparecer. Faça o mesmo com a imagem da Layer 2.

Área de trabalho com as duas imagens ajustadas

Criando uma layer mask

No passo seguinte vamos criar uma Layer Mask. Ela ficará posicionada na layer que está sobreposta às demais, que nesse caso é a Layer 2. Com ela selecionada clique no botão Add Layer Mask. A janela Layer irá mostrar um quadrado branco ao lado da miniatura da Layer 2.

Janela de layers com a layer mask criadaEm seguida, na caixa de ferramentas, selecione a opção Gradient Tool. Um novo menu será aberto no alto, com diversas opções de gradiente. Selecione a opção Black, White (o terceiro da esquerda para a direita).

Volte até  as imagens e, com a tecla SHIFT pressionada, clique na imagem de cima e arraste até o início da imagem de baixo. Perceba que você irá criar uma fusão nas duas fotos.

Faça isso de maneira que o fim do  dégradé aconteça bem no início da imagem inferior, caso contrário você irá criar um buraco, uma linha em branco entre as duas imagens.

Ajuste até ficar o mais próximo possível da imagem abaixo. Você pode desfazer suas ações sempre que quiser utilizando o comando CTRL+Z.

Com a Layer 2 selecionada pressione o comando CTRL+SHIFT+ALT+E. Uma terceira layer será criada, unindo as duas imagens e mais o feito que você acabou de criar.

Agora vamos retirar a cor dessa imagem, para adicionarmos uma cor que fique mais próxima ao resultado que esperamos. Com a layer 3 selecionada pressione CTRL+SHIFT+U para deixar a imagem em tons de cinza.

Menu de seleção de gradiente


Para que as duas imagens fiquem com cores similares vamos adicionar um filtro. Vá em Filter > Noise > Add Noise. No campo Amount coloque um valor entre 2 e 4% (nesse caso usaremos 2%). Marque também as opções Gaussian e Monochromatic. Perceba que as duas imagens, embora diferentes, agora têm um tom único. Já podemos definir uma nova cor.

Descartando as opções de cor criamos um tom único


Na janela Layer clique no botão Create new fill or adjustment layer. No  submenu que irá aparecer selecione a opção Solid Color. Um caixa de diálogo de seleção de cores  surge. Selecione qualquer tom próximo ao laranja e o bege. Neste tutorial vamos utilizar as cores RGB 245, 190, 125. Você pode substituir essas cores posteriormente.

Selecionando a opção Solid Color


No  submenu Blending Mode selecione a opção Color. Pronto. Sua fusão de imagens está concluída e, com o Blending Mode, você alterou as cores dela, criando um retrato em tons de sépia.

Resultado final da mesclagem

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.