Você viu os recursos básicos para aplicar efeitos e corrigir imperfeições em fotos através do GIMP. Agora, você vai ver que as mesmas ferramentas e procedimentos podem ser utilizados com mais calma e alguns recursos mais avançados para lhe proporcionar ainda melhores resultados.

Melhoria de composição

Você pode aprimorar o recurso de rotação de uma imagem. Para isso, na configuração “Direção”, marque a opção “Corretivo (Para trás)”. Ao fazer isso, imperfeições que surgem normalmente ao rotacionar uma imagem podem ser corrigidas. Pode parecer confuso, mas basta utilizar esse recurso algumas vezes para se familiarizar com ele.

As opções para rotacionar.

Melhoria de cores

Se as ferramentas automáticas para ajuste de cores não derem conta do recado, é hora de você tentar as ferramentas interativas para cor. Quase todas elas podem ser acessadas no menu “Ferramentas”, na opção “Ferramentas de Cor”. Elas incluem equilíbrio de cores, matiz e saturação, colorizar, brilho e contraste, limite, níveis, curvas e posterizar.

As ferramentas para melhores ajustes de cor.

Após selecionar uma ferramenta, clique em qualquer ponto da imagem para ativar sua caixa de diálogo. Para ajustar problemas de exposição, você pode utilizar a ferramenta de níveis. A caixa de diálogo para esta ferramenta parece muito complicada, mas a única parte que você precisa utilizar para começar é a de inserção de níveis de entrada. Mova os indicadores, observando como a imagem é alterada.

Não se assuste com esta caixa, tente, erre e acerte.

O procedimento mais “poderoso” para ajustes de brilho e contraste em uma imagem é a criação de uma nova camada sobre a que você está trabalhando e modificar o modo dela para “Multiplicar”. Então, esta nova camada serve como um controle de ganho da camada inferior. Ao usar essa nova camada, você pode ajustar níveis de cada área da imagem seletivamente.

Trabalhar com camadas é um grande truque.

Removendo itens desnecessários

Uma alternativa avançada e extremamente útil para remoção de objetos em imagens é a Ferramenta Clone, a qual lhe permite pintar sobre uma parte de uma imagem utilizando dados de pixel de outra parte da mesma imagem ou então de outro arquivo. O grande truque para usar esta ferramenta é conseguir achar uma parte “limpa” que possa ser utilizada. Ou seja, não adianta querer cobrir parte do céu com asfalto.

Para ativar esta ferramenta, você pode acessar o menu “Ferramentas”, “Ferramentas de Pintura” e, por último, “Clonar”. Também é possível utilizar a tecla C ou então o ícone desta ferramenta na barra.

Domine a ferramenta clonar para efeitos incríveis.

Nas opções desta ferramenta, você pode determinar modo, opacidade, pincel, sensitividade, fade out e bordas. A idéia básica é primeiro selecionar o trecho da imagem que você deseja copiar, para depois preencher qualquer espaço com este trecho.

As opções para clonar.

Esta ferramenta exige precisão artística. Quanto mais você praticar, melhor você será nela.

Um terceiro olho?

Cupons de desconto TecMundo: