Gimp: Especial Heroes e o efeito de velocidade aprimorada

2 min de leitura
Imagem de: Gimp: Especial Heroes e o efeito de velocidade aprimorada

Cada vez mais usuários têm despertado interesse para utilizar o GIMP e é por isso que o Baixaki insiste em criar novos tutoriais para este incrível editor. A série de artigos do Heroes vem perpetuando devido aos bons resultados e a apreciação de todos. E devido a isso, hoje apresentamos mais um passo-a-passo para os fãs de Heroes e do GIMP.

Na terceira temporada de Heroes uma nova personagem surgiu. Seu nome é Daphne Millbrook e sua habilidade é a velocidade aprimorada. Assim como o famoso Flash (personagem dos quadrinhos da DC Comics), a Daphne também pode se locomover em uma velocidade absurda. Já imaginou se você pudesse ter este poder? Imaginação a parte, o poder talvez seja impossível, porém o efeito dele não. Confira uma imagem da personagem na série usando sua habilidade.

Dpahne - A personagem com a velocidade aprimorada

Legenda: A imagem acima é de propriedade da Universal Channel.

Como em todo tutorial, você deve ter uma foto para aplicar o efeito. Evidentemente como o artigo trata do efeito de movimento, você deverá conseguir uma foto de uma pessoa correndo. Veja abaixo o resultado final deste tutorial.

Resultado final

Sem mais delongas, acelere para o primeiro passo.

Prepare-se para a velocidade...

1) Abra sua imagem no GIMP e selecione o corpo da pessoa.

Selecione a pessoa

2) Copie e cole a seleção em uma nova camada.

Cole a seleção em uma nova camada

3) Aumente o tamanho da camada para o tamanho da imagem.

Aumente a camada para o tamanho da imagem

4) Quadruplique a camada colada.

Crie quatro cópias

5) Usando o filtro “Borrão de movimento” aplique vento em modo Linear com o comprimento que você preferir. O valor do ângulo é relativo, pois ele deve ser correspondente a direção em que a pessoa está correndo. Veja no exemplo abaixo como aplicamos.

Use o borrão de movimento

6) Repita o procedimento nas demais camadas que você copiou, exceto em uma delas, que será a imagem frontal. Em nosso exemplo efetuamos o efeito com ângulos diferentes, para que o resultado ficasse mais interessante, portanto, se você optar por utilizar ângulos iguais nas camadas, talvez seja interessante quadruplicar a camada após o efeito (visto que demora um bom tempo para aplicar o filtro).

7) Note que ao duplicar as camadas, elas ficaram todas numa mesma posição, de tal modo que a pessoa está correndo em uma perna só. Portanto, a menos que você esteja aplicando o efeito no saci, espelhe as camadas na horizontal. Note que você deve intercalar as camadas de forma que dê a impressão de movimento, ou seja, em uma camada a imagem espelhada, noutra a imagem normal. Confira abaixo como proceder.

Inverter as camadas na horizontal

8) Organize as camadas de modo que elas não fiquem na mesma posição. Utilizando a “Ferramenta de Movimento” desloque levemente as camadas para criar a sensação de movimento.

Desloque as camadas

9) Agora aplique o filtro “Borrão de movimento” na camada de fundo. O modo que você vai utilizar depende muito da posição da pessoa. Por exemplo: se a pessoa está vindo em direção a câmera, o melhor modo a utilizar é o Zoom, caso ela esteja correndo na vertical você deve aplicar o modo Linear.

Desfoque a camada de fundo

10) Altere a opacidade das camadas como preferir. Salienta-se que a camada frontal não deve ser alterada.

Diminua a opacidade das camadas

A princípio isto é tudo. Você pode efetuar alguns ajustes na imagem para dar mais realce ao fundo. É evidente que o efeito vai varia de acordo com a foto escolhida e com os valores utilizados nos filtros. Vale salientar também que quanto mais camadas você usar, mais interessante fica o efeito. Observe a comparação abaixo entre a imagem inicial e o resultado final.

Antes e Depois

Por hoje é só. Não deixe de acessar o Baixaki, em breve mais um tutorial da série Heroes. Sucesso a todos e um grande abraço!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.