Pinacoteca de SP e IBM criam exposição interativa com ajuda do Watson

1 min de leitura
Imagem de: Pinacoteca de SP e IBM criam exposição interativa com ajuda do Watson

Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas, hein? Para provar que esses dois temas têm tudo a ver um com o outro, a Pinacoteca de São Paulo estreia na próxima quarta-feira (5) uma nova exposição em parceria com a IBM. Chamado de “A Voz da Arte”, o projeto recorre ao popular Watson para informar os visitantes a respeito das obras expostas no local de um jeito bem mais interessante e interativo.

De acordo com um comunicado da empresa de tecnologia – que, em 2017, completa seus 100 anos no Brasil –, educadores e curadores selecionaram algumas das peças do acervo do museu e alimentaram o sistema cognitivo da IBM com uma infinidade de informações a respeito de autores, contexto histórico e curiosidades do mundo da arte. O resultado disso? Uma proximidade maior do público com quadros e esculturas, que se tornam mais interessantes e acessíveis por conta do conteúdo extra apresentado ao longo do passeio.

Ao todo, foram necessários seis meses de “aulas” para que o Watson compreendesse o assunto e se tornasse apto a tirar as dúvidas dos convidados da Pinacoteca paulistana. “Partindo desse rico conteúdo, utilizamos as APIs de entendimento de linguagem natural e sistema de voz disponíveis no IBM Bluemix em conjunto com as capacidades cognitivas de aprendizado do Watson e criamos uma experiência simples, intuitiva e acessível”, explicou a companhia em seu site.

Basta caminhar pelo espaço para receber notificações das obras interativas

Bem bacana a ideia dessa empreitada, não é? Para que o usuário possa fazer parte dessa experiência, o museu vai disponibilizar na entrada da exposição um dispositivo eletrônico com o aplicativo que complementa “A Voz da Arte”. A partir daí, basta caminhar pelo espaço para receber notificações sempre que você estiver próximo a uma das obras interativas, com o app abrindo espaço para perguntas sobre o item – com toda a interação sendo realizada por áudio e voz e inteiramente em português.

Serviço

O projeto “A Voz da Arte” fica disponível para os visitantes da Pinacoteca até o dia 5 de junho e pode ser conferido de quarta a segunda, das 10h às 17h, na Praça da Luz, 2. O preço integral dos ingressos fica em R$ 6, enquanto a meia para estudantes, crianças e idosos custa apenas R$ 3. Vale notar que, aos sábados, a entrada é completamente gratuita.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.