Watson, o supercomputador 'smart' da IBM, vai trabalhar em cibersegurança

1 min de leitura
Imagem de: Watson, o supercomputador 'smart' da IBM, vai trabalhar em cibersegurança
Imagem: meiobi

A IBM começou recentemente a treinar seu supercomputador com inteligência artificial, o Watson, com um monte de arquivos e documentos sobre segurança virtual. Ele agora consegue identificar ameaças virtuais dos mais variados tipos, e, com isso, a empresa criou o “Watson for Cyber Security”, uma espécie de API que empresas poderão contratar para fazer verificações em seus sistemas e analisar se determinados itens são ou não perigosos.

A IBM espera que o Watson realize esse tipo de trabalho, analisando casos com sua inteligência artificial cognitiva

De acordo com uma pesquisa da IBM, equipes de segurança em grandes empresas precisam analisar mais de 200 mil “eventos de segurança” por dia em média, o que gera um desperdício de 20 mil horas de trabalho por ano, as quais poderiam ser aplicadas em tarefas mais produtivas que não marcar mecanicamente falsos positivos o tempo todo. A IBM espera que o Watson for Cyber Security realize esse tipo de trabalho, analisando casos com sua inteligência artificial cognitiva treinada para identificar especificamente ameaças reais e filtrar falsos positivos.

Algumas empresas e instituições educacionais já estão testando a nova ferramenta. “As ameaças de cibersegurança sofisticadas de hoje atacam em várias frentes para esconder suas atividades, e nossos analistas enfrentam o desafio de localizar esses ataques em meio a um mar de dados relacionados a segurança”, explicou em comunicado oficial Sean Valcamp, chefe de segurança na Avnet, uma das maiores fornecedoras de tecnologia corporativa do mundo.

Watson para segurança virtual poderá gerar ferramentas mais eficientes no futuro

Construir ferramentas de segurança mais confiáveis e mais rápidas

“O Watson torna os esforços de camuflagem desses ataques mais difícil, ao analisar rapidamente múltiplos fluxos de dados e comparar isso com os mais recentes dados de inteligência sobre falhas de segurança, a fim de oferecer uma representação mais completa da ameaça enfrentada”, completou Valcamp. Ele ainda explicou que a ferramenta da IBM faz esse trabalho muito rápido, diminuindo o tempo de resposta que uma empresa leva desde a detenção de uma ameaça até a correção do problema.

O Watson for Cyber Security é uma ferramenta voltada para o mundo corporativo, mas, como a IBM oferece muitas de suas APIs de graça para pequenas empresas, é possível que desenvolvedores possam se aproveitar desse recurso e construir ferramentas de segurança mais confiáveis e mais rápidas nos próximos anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.