Congele água em 1 segundo [Iberê]

1 min de leitura
Imagem de: Congele água em 1 segundo [Iberê]

Já pensou como seria poder congelar a água de um recipiente em apenas um segundo? Incrível? Imagine então como isso seria se você nem mesmo precisasse estar em um ambiente frio para isso. Pois é o que o nosso amigo Iberê resolveu ensinar neste vídeo.

A ideia surgiu após a circulação de um vídeo de uma famosa empresa fabricante de gomas de mascar, que mostra o doce sendo utilizado para congelar água em poucos instantes. Iberê Thenório foi atrás das explicações e descobriu algumas informações impressionantes. Tudo para conseguir ensinar a vocês, como fazer o mesmo experimento.

Material necessário

  • Acetato de sódio;
  • Recipiente;
  • Microondas;
  • Chave de fenda.

Como fazer

Você deve ter percebido que está faltando a água na lista de “ingredientes”, não é mesmo? Pois aí é que mora o segredo da experiência. O vídeo da goma de mascar não utilizava água de verdade, mas sim acetato de sódio, uma substância com grau de fusão muito mais alto do que a água.

Coloque o acetato de sódio em um recipiente de vidro. Aqueça a substância no micro-ondas e deixe ele repousar para que a temperatura seja perdida vagarosamente. O acetato é congelado em temperaturas próximas aos 55 graus, mas em repouso (e se mantendo puro), ele pode ser esfriado ainda mais, sem congelar.

Mas basta um pouco de impureza para que ele se solidifique. E é nesse momento que toda a mágica acontece. Com uma chave de fenda com acetato de sódio sólido, toque a substância líquida. A impureza da chave de fenda vai perturbar toda a substância, fazendo com que o congelamento aconteça em pouquíssimos segundos.

Torre de gelo

Como você pode perceber, basta um pouco de acetato sólido para que toda a substância entre em ponto de fusão. Coloque uma pequena quantidade de “gelo” em uma superfície e comece a derramar o acetato líquido sobre ele. Você vai ver como é inacreditável o congelamento instantâneo dos elementos.

.....

Viu como é fácil e impressionante o modo de congelamento do acetato? A experiência é incrível e, certamente, fará com que todos os seus amigos fiquem maravilhados com as técnicas utilizadas no processo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.