A HTC apresentou nesta terça-feira (16) o seu novo top de linha: o U11, um aparelho poderoso que tem como uma de suas principais características o fato de ser “esmagável”. Isso significa que o gadget consegue reconhecer o nível de pressão aplicada às suas bordas e, a partir disso, realizar de maneira instantânea algumas tarefas previamente definidas pelo usuário.

Além disso, uma simples olhada para o belíssimo novo aparelho da HTC destaca também o excelente trabalho de construção projetado pela fabricante. Com um visual apelidado de Liquid Surface, o U11 foi criado por meio de deposição híbrida de espectro óptico e apresenta uma superfície brilhante e reflexiva, com cores vibrantes que contrastam de forma marcante com o preto da parte frontal do gadget.

O U11 vem com um processador Snapdragon 835 octa-core de 2,45 GHz de 64-bits, 4 GB de RAM e 64 GB para armazenamento interno. A sua tela Quad HD 3D Glass de 5,5 polegadas deve garantir a fidelidade das cores reproduzidas no aparelho, além de prometer não causar imagens quebradas e com cores distorcidas, algo relativamente comum em aparelhos com telas curvadas.

Outro destaque do HTC U11 é a sua câmera, que bateu um recorde no teste especializado DxOMark ao alcançar 90 pontos. Não por acaso o dispositivo é anunciado pela HTC como o “A câmera de smartphone número 1 do mercado”.

Especificações completas

  • Tela Super LCD 5 de 5,5 polegadas com resolução Quad HD (2560x1440 pixels);
  • Proteção Corning Gorilla Glass 5;
  • Processador Snapdragon 835 octa-core de 2,45 GHz de 64 bits;
  • 4 GB de memória RAM;
  • 64 GB de armazenamento interno com suporte para microSD;
  • Câmera traseira de 12 megapixels, autofoco UltraSpeed, sensor BSI, OIS, abertura f/1.7 com captura de vídeos em 4K;
  • Câmera frontal de 16 megapixels, sensor BSI, abertura de f/2.0;
  • Dimensões: 153,9 x 75,9 x 7,9 milímetros
  • Peso: 169 gramas;
  • Bateria de 3.000 mAh com suporte para carregamento rápido Quick Charge 3.0;
  • Sensor HTC Edge Sense, leitor de digitais, sensor magnético, de proximidade e de luz ambiente;
  • Conectividade NFC, Bluetooth 4.2, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4 & 5 GHz);
  • Botões capacitivos, DisplayPort e USB-C 3.1;
  • Resistente à água (certificação IP67) até 1 metro de profundidade durante 30 minutos;
  • Android 7.1 com interface HTC Sense.

Edge Sense

Uma das principais atrações do aparelho, o Edge Sense é o que permite ao U11 ser “esmagável”. Esse recurso torna as bordas do aparelho pressionáveis, criando assim uma nova maneira de interação com o portátil. A novidade permite, por exemplo, que você tire fotos, envie mensagens de texto ou abra seus principais aplicativos de forma mais prática e intuitiva, sem sequer tocar na tela.

HTC U11 chega repleto de recursos para bater de frente com os concorrentes

O Edge Sense é personalizável, então é você que define o comportamento dele. É possível configurá-lo para, por exemplo, abrir um aplicativo com um único apertão ou então abrir a câmera com duas pressionadas seguidas, e por aí vai. Vale lembrar que esse novo recurso é compatível com o Google Assistant e com a Amazon Alexa.

Câmera poderosa

Outro destaque bastante alardeado pela fabricante taiwanesa é a câmera do HTC U11. Ela alcançou a pontuação recorde de 90 no teste DxOMark, o que sem dúvida acrescenta bastante ao aparelho e pode ser um ótimo diferencial frente aos seus principais concorrentes. A câmera traseira conta com um sistema de estabilização eletrônico e outro óptico de multieixos.

Além disso, a abertura de f/1.7 permite trabalhar melhor com a luz recebida pelo sensor, tornando o U11 uma ótima opção para fotografar mesmo em ambientes pouco iluminados. Esse recurso também é aprimorado pelo autofoco rápido oferecido pelas lentes e por aprimoramentos incluídos no balanço de branco e na redução de ruídos.

Áudio completo

A parte de áudio do U11 traz novidades tanto na reprodução quanto na captura. Quando você ouve, conta com o auxílio do HTC USonic, um par de fones de ouvido que oferece áudio em alta definição e sistema de cancelamento de ruídos externos. Além disso, o dispositivo usa um sistema semelhante ao de um sonar para mapear o seu orifício auricular, resultando assim em uma experiência mais confortável e personalizada.

Fones de ouvido do U11 se adaptam ao ouvido do usuário

Se você não quer usar os fones de ouvido, os alto-falantes BoomSound Hi-Fi Edition do HTC U11 prometem qualidade e alcance satisfatórios. No topo, o aparelho conta com uma câmara acústica que, combinada com os falantes aprimorados da parte inferior, reproduz tudo de forma mais rica e fiel.

Quando o assunto é a captura de áudio, o microfone do U11 oferece a tecnologia 360 Real-life Recording para a captura de áudio tridimensional. Além disso, você pode controlar a gravação, dando mais enfoque em algum ponto de emissão de áudio do que em outros.

Assistente pessoal

Por fim, a extensa lista de novidades do U11 inclui ainda o HTC Sense Companion, um assistente pessoal virtual que usa inteligência artificial para aprimorar a sua experiência com o gadget. Conforme você utiliza o aparelho, o assistente vai aprendendo detalhes do seu comportamento a fim de personalizar dicas não apenas relacionadas ao uso do portátil, mas também sobre a sua saúde ou seu deslocamento diário, por exemplo.

Aparelho já está em pré-venda

Preço, cores e disponibilidade

O HTC U11 está disponível em três cores — azul, prata e preto — e já está disponível para pré-venda nos Estados Unidos por US$ 649, cerca de R$ 2 mil em conversão direta. Como você deve saber, a HTC infelizmente não opera no Brasil, então, para ter o U11 por aqui, apenas importando.

Cupons de desconto TecMundo: