A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (29) o início do processo de pré-venda da versão de desenvolvedores do HoloLens. Por US$ 3 mil, os interessados levam uma unidade do aparelho acompanhada por vídeos de tutorial, documentação e toda a informação necessária para desenvolver experiências e aplicativos baseados no Windows 10.

Quem adquirir o hardware também vai poder conferir as experienciais Fragments, Young Conker e RoboRaid, demonstradas pela Microsoft durante sua participação na E3 de 2015. A expectativa da companhia é que a lista de primeiros compradores vai ser formada por diversos desenvolvedores de jogos interessados em se aproveitar da experiência em realidade aumentada oferecida pelo hardware.

Segundo Kudo Tsunoda, vice-presidente corporativo da organização, a criação de games para o HoloLens pode ser feita sem a necessidade de apostar em grandes times. Muito disso se deve ao fato de que elementos que constituem o mundo real podem ser incorporados como soluções para a criação de fases e desafios.

Apps adicionais

A versão de desenvolvimento do HoloLens também vai trazer soluções como o HoloStudio, que permite criar ambientes tridimensionais em escala real. O app também ensina aos desenvolvedores como usar alguns dos recursos oferecidos pelo hardware, como as interações por gestos e por comandos de voz.

O produto também traz uma versão melhorada do Skype adaptada ao mundo holográfico. “Esse tipo de comunicação tem enorme potencial tanto no mundo dos consumidores quanto no universo dos negócios”, afirmou Tsunoda. “Isso vai permitir que desenvolvedores se comuniquem entre si usando a mídia holográfica para compartilhar métodos de criação e procurar conselhos. Com o Skype, você pode ver hologramas que a outra pessoa está vendo e pode usá-los como forma de ilustrar técnicas úteis ou soluções de desenvolvimento”.

Quais as suas expectativas quanto ao HoloLens? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: