Veja como evoluiu o logotipo das principais fabricantes de smartphones

2 min de leitura
Imagem de: Veja como evoluiu o logotipo das principais fabricantes de smartphones

Quem acompanha o TecMundo provavelmente tem na ponta da língua o nome das principais fabricantes de smartphone do mercado. Porém, apesar de muitos saberem os nomes, poucos conhecem a evolução dos logotipos que representam cada uma das marcas.

Para matar a curiosidade dessas pessoas, o site PhoneArena reuniu algumas imagens que mostram exatamente isso: como o tempo influenciou as mudanças do logotipo da Apple, HTC, LG, Motorola, Nokia, Samsung e Sony. É muito interessante ver como essas marcas mudaram de identidade visual até chegarem ao símbolo que todos nós conhecemos muito bem. Vamos à lista?

1. Apple

Evolução do logotipo da Apple.

Poucos conhecem o protótipo que inspirou o atual logotipo da Apple, datado 1976: uma imagem em que o gênio Isaac Newton está sentado embaixo de uma árvore – referência da fruta – lendo um livro. Esse conceito logo foi substituído pelo símbolo que todos nós conhecemos. A mordida na maçã foi criada para que as pessoas não confundissem a imagem com uma cereja, e a cor de arco-íris servia para “humanizar” a marca.

2. HTC

Evolução do logotipo da HTC.

Sigla para “High Tech Computer”, a HTC começou no mercado como fabricante de notebooks. Entretanto, os rumos da empresa logo a levaram para a categoria de dispositivos móveis, mudança que refletiu no logotipo de 2006. A partir de 2009, a empresa adotou um design mais limpo e com a cor verde característica da marca.

3. LG

Evolução do logotipo da LG.

Poucos sabem, mas a sigla “LG” tem origem na união dos nomes “Lak-Hui” (ou “Lucky”) e GoldStar. Esse último era o título de uma empresa bem conhecida no mercado consumidor de eletrônicos e, em 1997, a marca LG nascia juntamente com a logo atual. Esse símbolo, curiosamente, foi criado para lembrar um sorriso humano.

4. Motorola

Evolução do logotipo da Motorola.

“Motorola” era o nome de um rádio que a Galvin Manufacturing Corporation – uma pequena empresa de Chicago – começou a produzir perto do ano 1930. Quando o equipamento começou a fazer sucesso, seu nome tomou a frente do negócio e passou a ser a verdadeira marca da empresa. Apresentado em 1955, o logotipo não mudou muito desde então, diferente do que aconteceu com a posse da companhia, que foi da Google para a Lenovo em pouco tempo.

5. Nokia

Evolução do logotipo da Nokia.

O passado da Nokia começa em 1865 com o engenheiro Fredrik Idestam, que havia estabelecido uma empresa de papel no sudeste da Finlândia. Em 1868, uma filial próxima ao rio Nokianvirta inspirou o nome atual da companhia que trilhou um longo caminho até 1960, quando finalmente começou a fabricar dispositivos móveis.

6. Samsung

Evolução do logotipo da Samsung.

“Samsung” pode ser interpretado como “Três Estrelas”, título que era muito bem representado até o último logotipo adotado pela empresa. No passado, esse símbolo era ainda mais presente, e representava uma empresa de alimentos que comercializava todo tipo de produto. Hoje, as três estrelas deram lugar a uma marca que tem como objetivo representar a flexibilidade e simplicidade.

7. Sony

Evolução do logotipo da Sony.

Antes de adotar o logotipo que todos nós conhecemos em 1957, a empresa teve uma imagem que perdurou por muito pouco tempo antes de ser substituída. Hoje, pouca coisa mudou nas quatro letras que levam o nome da companhia japonesa, e nem mesmo um concurso para encontrar uma nova identidade foi capaz de substituir o logotipo usado.

.....

É muito bacana ver como algumas dessas marcas evoluíram com o tempo. E aí, já conhecia a evolução desses todos esses logotipos?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.