Google homenageia Leonardo Torres-Quevedo, inventor do primeiro jogo eletrônico [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Google homenageia Leonardo Torres-Quevedo, inventor do primeiro jogo eletrônico [vídeo]

Em comemoração ao centenário da invenção mais famosa criada por Leonardo Torres-Quevedo, a Google publicou em seu blog oficial uma homenagem àquele que é considerado o inventor do primeiro game eletrônico da história. Batizada como “El Ajedrecista” (O jogador de xadrez), a máquina desenvolvida por ele contava com um algoritmo que permitia a ela jogar uma partida contra um ser humano sem qualquer auxílio externo.

Torres-Quevedo também é a mente por trás de diversas outras invenções, tendo sido o segundo homem do mundo a demonstrar o funcionamento de um controle remoto. Ele também foi o responsável pelo design de aeronaves usadas pela França e pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, além de ter ajudado a criar o teleférico que passa por cima das Cataratas do Niágara, em Ontário.

As ambições do inventor espanhol eram tão grandes que, em 1915, a revista Scientific American afirmou que ele gostaria de “substituir a mente humana por máquinas”. Durante sua vida, Torres-Quevedo construiu diversos aparatos mecânicos capazes de solucionar equações algébricas, chegando a surpreender uma multidão em Paris com um aparelho atrelado a uma máquina de escrever que se mostrava capaz de responder corretamente aos cálculos matemáticos que eram digitados pelos presentes.

Conferência focada no inventor

Apesar de o inventor ter feito um trabalho bastante variado, foi a “El Ajedrecista” que realmente marcou a sua carreira. Acompanhado por um braço mecânico (mais tarde substituído por ímãs), o aparelho era capaz de barrar jogadas ilegais, além de se mostrar incapaz de perder devido às condições de jogo impostas pelo seu criador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Museu Torres-Quevedo)

Para honrar o centenário da invenção, a Google se uniu ao departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Técnica de Madrid para preparar uma conferência focada em discutir o legado deixado por Torres-Quevedo. Marcado para acontecer no dia 7 de novembro, o evento vai contar com diversas palestras e painéis de discussão, incluindo a exibição de vários dispositivos criados por ele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.