Review: HD externo HGST Touro S

6 min de leitura
Imagem de: Review: HD externo HGST Touro S

A Hitachi é uma das fabricantes mais famosas de discos rígidos do mundo. Conhecida lá fora como HGST — e de propriedade da Western Digital —, ela é especializada em soluções de alto desempenho, algo que se reflete também em componentes de armazenamento externo.

A linha de produtos Touro é ainda mais focada na questão da performance, prometendo melhores resultados do que as principais soluções no mercado, sem comprometer a questão da capacidade ou mesmo do preço.

O modelo HGST Touro S é um dos mais notáveis entre os produtos da fabricante, já que alia alta capacidade de armazenamento, design elegante e performance extrema. O aparelho que nós recebemos para teste é o compacto e leve 0S03729, que vem na cor prata. Vamos conferir se ele tem as principais características dos concorrentes.

Especificações

  • Modelo: 0S03729
  • Capacidade: 1 TB
  • Cor: Prata
  • Interface: USB 3.0
  • Taxa de transferência: até 4,8 Gb/s
  • Velocidade de rotação: 7.200 rpm
  • Tempo Médio de Busca: menos de 10 ms
  • Cache de Buffer: 8MB
  • Encriptação de dados: 128 bits
  • Peso: 240 g
  • Preço: R$ 320

Design elegante

O HD externo HGST Touro S vem em uma embalagem bem simples, mas que traz as principais informações sobre o produto. A caixa oferece total proteção ao dispositivo, garantindo a segurança dos componentes internos e ainda mostrando uma parte do produto.

Ao retirar o disco rígido do receptáculo, nos deparamos com um item muito leve e bonito. A combinação das cores prata e branca garantem um visual moderno e muito elegante. Com acabamento que combina materiais metálicos e plásticos, temos aqui um componente com resistência intermediária, que deve sobreviver tranquilamente ao manuseio diário.

Na parte da frente, somente o logotipo TOURO marca presença. Atrás, é possível conferir as principais informações do aparelho, como número de série, capacidade de armazenamento e outros detalhes do modelo em questão. As laterais não trazem quaisquer itens, exceto a conexão para o cabo USB.

Toda esta simplicidade resulta em um componente muito elegante, que guarda no interior um disco rígido de altíssima capacidade em termos de armazenamento e desempenho. Considerando os principais concorrentes, podemos dizer que a HGST tem aqui um produto muito competitivo e que deve chamar atenção do consumidor.

Silencioso e muito rápido

Após colocar o Touro S para funcionar, pudemos conferir uma das principais vantagens do produto: o sistema de funcionamento é exemplar. Ainda que ele traga componentes internos que operam a 7.200 rotações por minuto, quase não podemos perceber qualquer ruído proveniente destes itens.

Mesmo na hora de gravar ou efetuar a leitura de uma grande quantidade de dados, este modelo se mostra muito silencioso, evitando possíveis incômodos causados pelo uso da agulha em contato com os discos. Tal característica é muito importante em aparelhos desse tipo, já que um HD externo costuma ser usado sobre a mesa e o barulho pode incomodar quando o dispositivo é utilizado por longos períodos.

Graças à interface do tipo USB 3.0 (compatível também com sistemas que usam o padrão 2.0) e ao sistema Plug & Play, este componente se mostra extremamente versátil e rápido. Ele ainda leva vantagem por trazer discos que, conforme já comentamos, funcionam a 7.200 RPM (rotações por minuto). Este último aspecto, aliás, é um grande diferencial!

Na contramão

Ultimamente, as principais fabricantes de dispositivos de armazenamento externo já estão apostando em serviços de armazenamento online, garantindo mais segurança aos dados do consumidor. Alguns aparelhos já trazem softwares específicos e uma determinada quantidade de espaço em nuvem, mas este não é o caso do Touro S.

A HGST também se preocupa com esse tipo de coisa, mas não incluiu nenhuma facilidade no modelo que testamos. É curioso notar, contudo, que outros componentes da mesma série (como é o caso do 0S03778) já contam com tal praticidade, o que pode ser um aspecto importante para quem não pretende configurar outros softwares para este tipo de tarefa.

Testes de desempenho

Para averiguar as capacidades de transferência, leitura, gravação e outros pormenores de componentes de armazenamento, nós costumamos realizar diversos testes com o produto, rodando aplicativos específicos e benchmarks próprios para a medição de desempenho.

Para você ter uma noção da performance do dispositivo,  usamos os resultados obtidos em nossos testes e os colocamos ao lado de outros modelos para que seja possível confrontá-los.

Importante: as comparações servem apenas como base de referência, sendo que podem haver variações entre resultados com o uso de outros softwares ou hardwares. Diferenças entre benchmarks também podem ocorrer devido ao tipo de dado transferido para a unidade: compressível ou incompressível.

Máquina de testes

Sistema: Windows 8.1
CPU: Intel Core i7-3930K @ 3.800 MHz
Placa-mãe: EVGA X79 SLI
Memória: 16 GB RAM quad-channel G. Skill Sniper DDR3 2133
Fonte: Corsair AX1500i

Cópia de arquivo

Para tentar evidenciar os resultados práticos do HGST Touro S no dia a dia, nós rodamos um teste de cópia de arquivo. Esta é uma verificação simples, mas que pode ser interessante para você, que pretende apenas levar dados de um computador para outro.

Neste teste, nós criamos uma pasta dentro do drive e copiamos um arquivo de vídeo de 3,55 GB para dentro dela. Depois, copiamos esse mesmo arquivo para uma segunda pasta, na mesma unidade.

Para coletar os dados, utilizamos o aplicativo TeraCopy, que apresenta um relatório detalhado no final do processo e não utiliza dados em cache, o que poderia comprometer o resultado final. Os resultados em tempo e taxa de transferência comprovam as variações de performance (e de componentes internos) entre dispositivos de diferentes marcas.

ATTO Disk Benchmark

O ATTO Disk Benchmark é um aplicativo simples que mede a transmissão de arquivos de vários tamanhos diferentes para medir o desempenho do disco. O programa utiliza dados compressíveis e sequenciais, o que garante a velocidade máxima teórica, inclusive com controladoras que utilizam a compressão de dados.

É importante lembrar, contudo, que esses resultados não refletem exatamente o uso real do aparelho, já que nem sempre a máquina trabalha com dados sequenciais.

CrystalDiskMark

CrystalDiskMark é um software de testes que trabalha com diferentes modos de transmissão, incluindo gravação e leitura de arquivos sequenciais e randômicos de tamanhos variados.

O software utiliza dados incompressíveis, o que pode resultar em uma queda no desempenho em alguns componentes. Esse tipo de teste reflete resultados mais próximos ao uso do drive no dia a dia. Porém, em um HD tradicional isso não deve causar um impacto muito grande.

HD Tune

O HD Tune mede a velocidade de leitura do drive de duas formas diferentes: primeiro, as velocidades máxima e mínima de transmissão; em seguida, a velocidade média de acesso aos arquivos. O software utiliza dados compressíveis durante o benchmark.

PCMark 8 - Storage

O PCMark 8 é desenvolvido pela Futuremark, empresa especialista em aplicativos de benchmark para várias plataformas. Para medir o desempenho do disco (ou SSD), o PCMark trabalha com uma série de testes diferentes simulando operações de trabalho com aplicativos Adobe e Microsoft, além de games. Desta forma é possível ter uma noção de como a unidade de armazenamento trabalha no dia a dia.

Vale a pena?

O HGST Touro S é um disco rígido externo que vem para atender a grande demanda de consumidores que costumam fazer backups frequentemente ou que precisam transportar uma grande quantidade de dados diariamente, sendo especialmente recomendado para quem necessita de um aparelho de alto desempenho.

Com preço similar ao de produtos concorrentes da Toshiba e da Seagate, mas desempenho muito acima do que esperávamos, este produto da HGST é ideal para consumidores que necessitam de muito espaço para armazenamento, mas prezam pela performance acima de tudo.

Em nossas consultas, encontramos a versão prata do Touro S por valores próximos a R$ 320, o que o coloca um pouco acima de alguns dispositivos que já trazem funções adicionais para armazenamento online. Entretanto, nós encontramos a versão vermelha do Touro S pelo mesmo valor, sendo que ela já vem com funcionalidade para backup em nuvem.

De qualquer forma, levando em conta principalmente as questões da qualidade de construção e dos ótimos resultados nos benchmarks, podemos afirmar que vale muito a pena adquirir um desses modelos de HD externo da HGST.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.