Dez formas nada convencionais de destruir os dados de seu HD [vídeos]

4 min de leitura
Imagem de: Dez formas nada convencionais de destruir os dados de seu HD [vídeos]
Imagem: FreePCHelp

Existem vários softwares que prometem apagar todos os dados armazenados por um Hard Drive (HD). Máquinas dedicadas à eliminação completa de informações de discos, bem como especialistas capazes de deletar ou recuperar arquivos, também são realidade.

Deste modo, há métodos diversos que possibilitam a proteção ou destruição de dados. E o fato ainda persiste: apesar da existência de ferramentas de linguagem binária, o componente físico responsável por hospedar informações é bastante palpável. Pode ser necessário então destruir um HD por completo – e, por vezes, de forma extrema.

Pois é este o tema do artigo da vez. Como destrinchar um Hard Drive de forma nada tradicional? Confira esta seleção de vídeos a seguir e saiba como fazer com que suas extensões não sejam acessadas por curiosos de plantão.

Importante: vários dos métodos demonstrados a seguir são perigosos. Não tente reproduzir os procedimentos em casa. Se algum experimento for feito, certifique-se de buscar auxílio junto a um profissional competente. Vale dizer que, mesmo em casos em que o HD é acometido por incidentes (como fogo), dados podem ainda ser recuperados.

1 – Risque o disco

Uma ferramenta com ponta afiada é capaz de provocar estragos notáveis em um HD. Ao ligar o componente, fazendo-o rodar, o responsável pelo ato brutal tem o trabalho de apenas posicionar o bastão pontiagudo sobre o disco.

2 – Fogo

Sem grandes segredos: ao atear fogo em um computador, os componentes internos do equipamento serão invariavelmente afetados. Deve-se dizer, porém, que o HD pode ficar intacto se as chamas não consumirem por completo o disco. Acima, compilação com várias cenas de desktops sendo reduzidos a pedaços incandescentes.

3 – Deixe o HD em pedaços

O monstruoso triturador fabricado pela companhia SSI é capaz de deixar em pedaços praticamente quaisquer materiais. Quando uma empresa especializada na destruição de componentes eletrônicos recorre ao uso da máquina, o resultado não pode então ser mais óbvio: vários HDs são rapidamente consumidos pelo mecanismo de trituração.

4 – Maçarico

Se colocado sob as chamas de um maçarico, o disco certamente irá derreter-se. É o que mostra o vídeo postado acima. A destruição do HD é completa – conforme mencionado, há casos em que não basta atear fogo em toda a máquina para vaporizar dados.

5 – Prensas hidráulicas

Despedaçar o componente esmagando-o é outra das opções que destruidores excêntricos podem adotar. No primeiro vídeo, a prensa hidráulica destrói um HDD sob a supervisão de um “profissional”. Em seguida, o disco é colocado de forma perigosa sob a força de outra máquina.

6 – Treine sua pontaria

Munição do tipo Bulgarian 7.62x54R foi disparada por um rifle M44 (primeiro vídeo). A bala foi detida depois de passar pela parede construída a partir da junção de quatro HDs. Em breve demonstração, o atirador demonstra suas habilidades ao “abater” um disco posicionado sobre o gabinete de um desktop (segundo clipe).

7 – Yeah! Magnets! (Imãs)

Imãs poderosos podem causar dano irreparável em HDs. Este tema, inclusive, já foi tratado por um de nossos artigos (leia mais aqui). Fazer com que campos magnéticos trabalhem a favor de quem deseja destruir dados é possível.

O cena exibida acima faz parte do seriado Breaking Bad. Na ocasião, Jesse e Mr. White montam um imã elétrico no interior de um furgão. Spolier! Quando invade o centro policial responsável por armazenar evidências de crimes, a dupla dispara um poderoso pulso eletromagnético que faz, literalmente, objetos irem pelos ares.

8 – Machadadas

Sob o nome de “como destruir seguramente seu HD”, o vídeo que encabeça este tópico exibe a peça de hardware sendo cortada em vários pedaços após receber uma série de golpes; o segundo clipe exibe o mesmo processo executado com a ferramenta de cabo longo.

9 – Pé de cabra e furadeira

Se o objetivo for destruir um HD, o disco do componente deve ser danificado de forma drástica. Um pé de cabra e uma furadeira até podem causar estragos notáveis. Mas o garoto responsável por conduzir o método de destruição sugerido pouco conseguiu fazer (primeiro vídeo). É preciso, ao menos, perfurar o hardware, conforme demonstrado pelo clipe postado por Oscar Gonzalez em que o HD é posicionado no interior de uma caixa.

10 – Marteladas

Ferramentas modestas podem despedaçar um HD, naturalmente. Desta vez, um martelo e uma furadeira foram usados por um cidadão. “O que aconteceu, cara?”, pergunta o sujeito responsável por gravar o vídeo. “Meu HD quebrou”, responde em tom ameno o homem. Os fragmentos do disco são então colocados em uma caixa de lixo reciclável.

Bônus – Recicle!

A máquina de trituração de materiais recicláveis Monmouth Recycling é capaz não apenas de despedaçar um HD e proteger, assim, informações pessoais. O equipamento fica responsável ainda por depositar os detritos em um local próprio para a coleta de materiais recicláveis.

....

Pressionar o botão “Delete” não faz com que os arquivos sejam de fato vaporizados de seu HD (saiba mais aqui). Para que a informação seja apagada por completo, softwares especiais ou máquinas destinadas à destruição física do componente devem ser usadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.